Magazine Luiza

sexta-feira, 13 de março de 2009

E-pipoca

E-pipoca é um dos melhores sites de informação sobre o cinema para nós brasileiros. Bastante completo com informações sobre filmes, artistas, diretores, premiações, cinema americano e nacional...
Se você participa dos jogos no CineDica é aqui sua principal fonte de respostas! Fora notícias, comentários e interação dos usuários, agenda de estréias, ranking de bilheteria e outras coisas que eu possa estar esquecendo!!

Pode conferir!
E-Pipoca

O site por ele mesmo:

Considerado pela revista Info Exame o "IMDB brasileiro", o e-Pipoca é o maior e mais influente site sobre cinema no país. Talvez o mais correto, a partir de agora, seria utilizar o termo mais moderno e abrangente audiovisual, uma vez que não falamos apenas daquilo que vemos no cinema. O e-Pipoca divulga e discute todos os formatos cinematográficos (produções de longa, média e curta-metragem), gêneros (infantil, comédia, drama, documentário), mas acompanha a carreira desses filmes em todas as mídias - que começa no cinema, chega ao mercado de home video e posteriormente à televisão. Aliás, há inclusive as chamadas produções "made for TV" - além de filmes, destacamos os seriados, minisséries e novelas. Para cada uma dessas produções ainda existe a trilha sonora, também fazendo parte de nosso conteúdo.

Fundado em 1997 pelo jornalista e crítico de cinema Marcos Petrucelli, sob o nome de Guia Filmes, em 2000 o site passou a se chamar e-Pipoca. Foi a partir desse momento que a filosofia da abrangência do conteúdo audiovisual tornaria o site uma das fontes mais confiáveis sobre o assunto na Internet. Para tanto, possuímos uma equipe de colaboradores, profissionais da área jornalística, em várias partes do Brasil e do mundo.

São notícias sobre filmes, desde o início das filmagens até o seu lançamento nos cinemas, e também sobre seus realizadores; os resultados comerciais dessas produções são "radiografados" nas bilheterias (Brasil, Estados Unidos, Mundo e Todos os Tempos); o site conta com um dos mais completos bancos de dados de filmes, contendo fichas técnicas igualmente completas (do diretor até os dublês, passando por fotógrafos, diretores de arte e equipes de efeitos especiais) e link relacionados que exibem diversos conteúdos: críticas, trailers, galerias de imagens, literatura, curiosidades.

Um desses Links merece atenção especial: "Prêmios e Indicações". Aqui é possível saber quais foram os prêmios e indicações recebidos pelos filmes, sejam nas premiações consagradas como Oscar e Globo de Ouro, ou nos principais festivais nacionais e internacionais, como Cannes, Berlim, Brasília e Gramado. Em relação a prêmios, vale destacar que o e-Pipoca foi o primeiro veículo online do Brasil oficialmente cadastrado junto à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (A.M.P.A.S.). O diretor e editor do site, Marcos Petrucelli, participou nos últimos anos da cobertura do Oscar direto de Los Angeles - função aliás também exercida por ele na rádio CBN (Sistema Globo de Rádio), onde Petrucelli é comentarista de cinema.

Preocupado em estar sempre em contato direto com seus usuários, o site disponibiliza canais exclusivos de comunicação, incluindo comentários nas fichas dos filmes, fóruns e enquetes. E adotando a mais moderna prática estabelecida nos portais "wiki" (como o popular "Wikipedia"), o e-Pipoca passará a ter uma rede de usuários-colaboradores (e mais do que tudo cinéfilos) que poderão contribuir diretamente no conteúdo do site.

Ou seja, o e-Pipoca mantém assim seu caráter de abrangência e influência. Tanto para o usuário que consome filmes somente pelo entretenimento, como também para o mercado profissional da área.