Magazine Luiza

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Geração Reciclo Geral

Tem uma passagem do filme “O Pianista” que eu gosto muito. Para quem não viu, esse filme concorreu ao Oscar de 2003 e perdeu, injustamente, para o musical Chicago. Conta a história de um pianista judeu que tenta, a todo custo, sobreviver ao holocausto da segunda guerra. A passagem que estou me referindo é um momento em que ele não pode se esconder o prédio onde estava, nem no hospital ao lado e vem chegando uma tropa alemã... Sem saída ele se deita no chão fingindo de morto, se juntando aos tantos corpos caídos no chão... e ninguém percebeu!...

Sempre uso essa passagem de filme para me referir ao "Reciclo Geral". Projeto que aconteceu em Belo horizonte a alguns anos atrás.

"Atualmente a música brasileira está um lixo! Um horror! A música antigamente era bem melhor!"

Essa frase eu escuto muito e estou retirando os exemplos, todos sabem quais são.

O projeto reciclo eram apresentações nos fins de tardes ou noites, no auditório(?!) da ASMARE – Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável, enfim: no meio do lixo! Eram apresentações gratuitas de novos artistas, com alguma(pouca) divulgação, para quem quisesse entrar... Na verdade era quase os próprios músicos e alguns da "Panelinha".

"Panelinha" é uma expressão que uso, com uma colega de trabalho, e surgiu quando eu disse que apesar de todo esse lixo que está a música brasileira ainda aparecem grandes talentos, de muita qualidade e em muita quantidade... É só saber onde procurar!... E ela respondeu: Mas esse povo se esconde... só os conhece quem faz parte da "panelinha"... Uso então essa expressão para definir as pessoas que ignoram todo o lixo que recebem das grandes mídias e procuram a música de qualidade(e podem acredeitar: ela existe!) E não está escondido não... Está aí na internet, no MySpace, no meio da ruas em apresentações que todos podem ver!

E o projeto Reciclo geral era mais ou menos isso: Para sobreviver no meio do lixo existente na música nacional os sobreviventes se esconderam no meio do lixo.

Entre os nomes que participaram dessa geração está Marina Machado e sua irmã Erika Machado, Dudu Nicácio e Leopoldina(essa de Oliveira, conterrânea de minha mãe), Renato Villaça, Flávio Henrique, Vitor Santana, Alda Rezende...

As grandes estrelas dessa geração com certeza era o trio Makely Ka/Kristoff Silva/Pablo Castro. Os três compõem, tocam e cantam, mas cada um deles tem uma dessas características mais afloradas: O Makely é o Compositor, Kristoff Silva é o músico e o Pablo Castro o Cantor. Não fazem um grupo como conhecemos, cada um tem seus trabalhos e carreiras separadas, mas eles se completam tão bem que escolheram se lançar com um trabalho em conjunto chamado "A outra cidade", CD que reune várias participações especiais, eles costumam falar com orgulho que reuniram mais de 50 músicos, cantores e compositores num único trabalho... O CD realmente é muito bom...

Aff... Falei tudo isso para indicar um site ( http://www.titane.com.br/ana/ ) de um disco (Ana) de uma cantora (Titane) que definitivamente não faz parte dessa geração reciclo!!

Esse é o quinto trabalho da Titane, sendo que o primeiro não era CD, foi o LP Titane de 1986!! É um grande exemplo de uma carreira construida a margem do sucesso da grande mídia - essa que chamamos de lixo, achando que a música nacional é só isso.
Acreditem ou não, ela faz um sucesso danado! Enche Teatros e apresentações e é apresentada como celebridade, mas é claro no meio da "Panelinha". O Grande trabalho com certeza é o CD "Inseto Raro", gravado ao vivo em Ouro Preto ao lado do Violinista Gilvan de Oliveira. CD que está entre os maiores trabalhos da música mineira.

O CD Ana, retirando palavras do Site, "é uma coletânea da nova cena na voz de uma das maiores e mais autênticas intérpretes de Minas Gerais. Em homenagem aos compositores que se revelaram no Reciclo Geral – Mostra de Composições Inéditas, em 2002, Titane selecionou um repertório de mineiridades, registrando composições de Renato Villaça, Makely Ka, Érika Machado, Cecília Silveira, Dudu Nicácio e Kristoff Silva."

No Site você pode ouvie e baixar gratuitamente as músicas, ler as letras e até imprimir a capa!! Para quem gosta de música de verdade (não esse lixo que ouvimos por aí) sabe o que vai acontecer?

"Enquanto o ouvido duvida o olho trabalha...
Dilatando a pupila pra ver nublado brotar a lágrima..."