Maratona Oscar 2021
Isso não é aposta de quem vai ganhar, simplesmente quais os filmes que eu gostei mais da experiência de assistir. Normalmente não bate com os vencedores...
Meu ranking:
MEU PAI (THE FATHER) : Nota 8,2.
OS SETE DE CHICAGO: Nota 8,0
JUDAS E O MESSIAS NEGRO: Nota 7,9
BELA VINGANÇA: Nota 7,5.
NOMADLAND: Nota 7,3.
O SOM DO SILÊNCIO: Nota 7,1.
https://www.facebook.com/daniel.reisduartepousa/posts/3997334970287063
Missão 4/8 Completada.
A intenção é ver os concorrentes a melhor filme do Oscar 2021 até o dia 25 de abril para ter opinião própria ao ver a cerimônia.
MEU PAI (THE FATHER)
Anthony Hopkins, que em 2019 estava a cara do Willy Gonzer em Dois Papas, na época que fez brilhantemente o papel de um adoentado Papa Alemão,
dessa vez continua brilhante no papel de um adoentado dançarino inglês. (ou seria engenheiro?)
The Father é o segundo filme da maratona que o tema é a vida na Velhice. Desta vez com um drama e uma forte carga emocional.
Além das já esperadas antológicas atuações de Anthony Hopkins e Olivia Colman, o melhor que o filme oferece é o roteiro, que com suas idas e vindas deve ter sido difícil de montar. Mas é bem interessante e não tão difícil de acompanhar. O texto baseado numa peça de teatro, com certeza já estava bem amadurecida para ao chegar no cinema já ter cada peça no seu lugar certo. É importante as inserções musicais que nos dá o tom alternados de suspense, raiva, leveza. Tente ver no áudio original é importante para o filme.
Fala de doença, fala de estar preso num apartamento, portanto é um filme apropriado para a época.
Tem uma diferença da Covid, que quando se complica pode matar bem rápido, outro dia recebi desses sites que gostam de compartilhar notícias impactantes de uma moça que perdeu os pais, o marido e dois filhos no intervalo de 10 dias.
Nesse caso é uma doença degenerativa que vai matando aos poucos...
E acompanhar o processo pode ser doloroso. De mim arrancou uma ou outra lágrima...
E olha que eu endureci meu coração nos últimos meses...
Nota 8,2
Missão 5/8 Completada.
A intenção é ver os concorrentes a melhor filme do Oscar 2021 até o dia 25 de abril para ter opinião própria ao ver a cerimônia.
OS SETE DE CHICAGO
Serei breve.
Desde quando comecei essa maratona do Oscar, mais de 60.000 pessoas morrem em decorrência do COVID 19 no Brasil.
Mais do que o Dobro da promessa de campanha do nosso presidente, que pretendia matar uns 30.000. Ele dobrou a meta.
Os nomes são...
( Sei que não é uma boa piada, mas se quiser ler os nomes estão aqui:
Nos anos 60, quando a chamada nova esquerda americana (New Left) estava muito preocupada com o que acontecia com seus soldados no Vietnã,
e nada preocupado com o que os seus faziam na América do Sul (torturando, expulsando, matando);
Lideranças dessa "nova esquerda", barbudos, que gostam de soltarem uma piada no meio do discurso, e que possuem em suas organizações muitos infiltrados da direita,
são julgados por um juiz que parece parcial, age parcialmente, e que desde do inicio parece querer condenar as lideranças de esquerda,
nem que para isso precise amarrar e amordaçar, porém, com um certo limite, né?
Quando uma testemunha foi contar (contar, falar da sua boca, não mostrar gravação),
sobre o conteúdo de uma ligação entre um ex-presidente americano e ele, nossa que reboliço!!
É uma coisa inaceitável! Totalmente ilegal! Foi repreendido. Temos um limite ético aí...
Não sei se já viram esse filme antes, já vou avisando: a sentença do juiz direitista foi anulada...
Missão 6/8 Completada.
A intenção é ver os concorrentes a melhor filme do Oscar 2021 até o dia 25 de abril para ter opinião própria ao ver a cerimônia.
JUDAS E O MESSIAS NEGRO
Repita comigo: EU SOU UM REVOLUCIONÁRIO!!
Esse filme é inspirado em fatos reais. começa e termina com uma entrevista de um dos personagens contando a história. Quase um documentário.
Muitas pessoas hoje ainda acreditam que é balela que lá nos anos 60 se perseguiam pessoas por causa de seus pensamentos, suas ideias.
Seria uma invenção esse negócio de existir partido proibido, infiltração e perseguição promovida pelo estado.
Ainda hoje existem muitas pessoas que acreditam que nos anos 60 era uma época que só se prendia arruaceiros e bandidos.
Não há nada mais fantasiosos.
Escolhiam-se os alvos cuidadosamente, escolhidos a dedo.
Foram perseguidos, torturados, mortos e expulsos do país as melhores cabeças, as maiores lideranças entre aqueles que imaginavam que os meios de produção poderiam ser socializados ao invés de ficar acumulados nas mãos de poucos privados.
É um filme sobre infiltrados, mas que não tem um final tão dinâmico, emocionante e cheio de ação do filme "Os infiltrados" do Scorcese.
Aqui como é vida real o final nós já conhecemos. No final os meios de produção fica com 1% da população e os outros 99% são explorados, alguns escravizados, por aqueles 1%.
Nota 7,9
Missão 1/8 Completada.
A intenção é ver os concorrentes a melhor filme do Oscar 2021 até o dia 25 de abril para ter opinião própria ao ver a cerimônia.
BELA VINGANÇA:
Eu quase gostei desse filme... Ficou faltando alguma coisa.
Nessa pandemia, época em que não podemos nos aglomerar no cinema, quer coisa mais inútil do que trocar o nome do filme para atrair público ao cinema?
O Título original "Promising Young Woman" que significa Jovem promissora, recebeu dos marqueteiros brasileiros o nome de Bela Vingança, provavelmente com a intenção de atrair o público de Doce Vingança (1/2/3). Deve ter sido alguém trabalhando em Home-Office querendo mostrar serviço que teve essa ideia.
A personagem não chega ao fim do poço e ressurge como uma Fenix nas cinzas como em qualquer uma de Doce Vingança.
É um filme de amor homossexual, como em Broke Break Mountain, mas sem a parte romântica da coisa...
Quando a mãe da protagonista surta por ela naquela idade ainda está morando com seus pais idosos, me lembrou "Armadilhas do amor", mas claro sem a parte cômica do filme.
A parte psicótica da personagem me lembrou Kelvin Costner em "Instinto Secreto", mas sem a inteligência daquele personagem.
Aquela parte de mostrar I, II, III, a medida que a moça vai se vingar dos personagens que participaram do seu tenebroso passado, me lembrou "Kill Bill", mas claro sem a violência explícita do Tarantino.
Ela abandonando o carro e indo a pé continuar sua saga, lembrou "Onde os Fracos não tem vez", mas a imagem frágil da concorrente ao óscar de melhor atriz Carey Mulligan não mete o medo que Javier Bardem metia no filme dos irmãos Coen.
Quando a Jovem promissora algema o seu parceiro na cabeceira da cama me lembrou "50 tons de cinza", mas claro, sem a parte explícita do ato...
Como é uma produção da Universal, ficou parecendo mais um episódio estendido de Law & Order: SVU, mas sem a parte jurídica da coisa, só a parte do roteiro policial.
No fim, misturando tudo ele tornar-se outra coisa e quase te surpreende.
Eu quase gostei... ficou faltando só a violência e o sexo explícito, o romance homossexual, as piadas pastelão e psicopatas inteligentes...
BELA VINGANÇA: Nota 7,5.
Maratona Oscar 2021
Missão 2/8 Completada.
A intenção é ver os concorrentes a melhor filme do Oscar 2021 até o dia 25 de abril para ter opinião própria ao ver a cerimônia.
NOMADLAND
Dos 8 concorrentes ao Oscar esse ano temos dois dirigidos por mulheres. Não sei se acidental ou intencionalmente comecei a maratona esse ano com esses dois.
Nomadland é um RoodMovie. Esses filmes costumam ganhar o óscar não por ser o melhor filme do ano, mas por ser aquele que fez menos inimigos.
O exemplo mais recente foi em 2019 com Green Book - O Guia. Não era o melhor filme na opinião da maioria dos votantes mas estava em segundo ou terceiro no coração da maioria absoluta, e as vezes é isso que decide o vencedor.
No caso de 2019, quem é o racista que vai assumir que não gostou de Green Book? Ninguém! Todo mundo gostou!
No caso de Nomadland, fora alguns suicidas ainda não praticantes, quem é que quer morrer jovem? Ninguém!! Todo mundo que chegar na velhice, tem gente que fala que quer chegar a 120 anos...
Mas como é que faz para chegar na velhice em um país que já está praticando a décadas a reforma previdenciária do Paulo Guedes e seus NeoLiberaloides?
Não dá para pagar água, luz, telefone, gás, internet, TV a cabo e todos os gastos que uma casa gera, com a merreca da aposentadoria de um país quase sem previdência, quase sem direitos trabalhistas, os trabalhadores vivem do que chamamos de sub-empregos sem nenhuma garantia, caminho usado por muitas grandes empresas para diminuírem ainda mais seus custos trabalhistas.
A solução encontrada por uma boa parte dos velhinhos Norte-Americanos foi comprar um carro, arranjar um balde do tamanho adequado para dar rumo as suas "shits" e sair rodando o país morando num automóvel.
Pela realidade mostrada no filme (que é baseado num livro do mesmo nome que conta os depoimentos desses vários velhinhos que cresceram muito em número depois do estouro da bolha imobiliária de 2008) é um grupo grande, virou estilo de vida, que conta inclusive com um líder-youtuber-influencer-senior, que dá dicas em seu canal de como viver assim...
Além de ser mais barato, eu só vejo vantagens. Se você tem uma casa e um quintal para chamar de seu, todo dia que você acorda, você abre a janela e vê sempre a mesma vista.
Se você mora em um carro rodando pelo país a fora, a cada dia você tem um vista diferente para curtir.
Eu ví só uma desvantagem: o seu sono pode ser interrompido se um infeliz não gostou do lugar que você estacionou a noite para descansar...
É claro que para os americanos poderem sustentar esse novo estilo de vida, eles tem que dominar muitos países asiáticos e do Oriente médio, controlar a Venezuela, empregar um Sérgio Moro da vida para poder dominar o pré-sal brasileiro, e darem um jeito de baratearem o combustível por lá.
Já pensou esse custo para um brasileiro com a Petrobrás sendo gerida com o objetivo de gerar lucro para os seus acionistas ao invés de ter o objetivo de desenvolver o país?
Vai ficar bem mais caro! É melhor ficar quietinho no seu quintal tendo uma vista só mesmo...
Você sonha passar os últimos dias de sua vida viajando o país morando dentro de um carro? Então apoie os NeoLiberaloides brasileiros...
Missão 3/8 Completada.
A intenção é ver os concorrentes a melhor filme do Oscar 2021 até o dia 25 de abril para ter opinião própria ao ver a cerimônia.
O SOM DO SILÊNCIO.
Quando começou a Pandemia, e começou a pipocar Lives de artistas para tudo quanto é lado, eu já tinha encerrado minha carreira de espectador de show de Rock ao vivo e estava me acostumando a ver as gravações no youtube mesmo. Para mim não foi só um consolo, foi excelente pois se o artista estivesse ao vivo em algum lugar eu não mais estaria acompanhando.
Mas passei um período da vida por mais de uma década, entre os anos 90 e 2010 indo para todos os shows que aparecessem na frente. Assisti grande parte dos artistas da minha época.
Aquelas caixas de sons enormes, que até três dias depois quando você vai dormir você ainda ouve um zumbido no ouvido que é o martelo, a bigorna e o estribo ainda vibrando por causa das caixas de som do show.
No início eu privilegiava os eventos gratuitos, deixando o meu dinheirinho de estagiário para um ou outro evento escolhido a dedo.
Depois de ter a carteira assinada, aí o valor do ingresso não era mais fator de escolha, eu ia gastar meu dinheiro e minha audição no melhor evento do dia.
Eu sei o quanto é caro ter essa aparelhagem para aumentar o som que o ser humano ouve.
Talvez eu não gastei a audição toda pois eu alternava entre o Brock e a MPB, dando assim uma folga para meus tímpanos. Dizem que sou muito MPBista para ser considerado roqueiro e muito roqueiro para ser considerado MPBista.
Não é um filme sobre superação. É sobre adequação. Em seus livros Paulo Coelho chama de "o inevitável" acontecimentos ruins durante a caminhada pela vida que não dependem da sua vontade(apesar de poderem ser consequências de escolhas que você fez).
Por exemplo uma pandemia no mundo ou quando os seus compatriotas resolvem que um besta quadrada é o mais indicado para ser o presidente do seu país.
O melhor caminho para enfrentar "o inevitável" não é a negação. É fazer o melhor possível dentro das nova realidade que se apresenta.
E o concorrente ao Oscar Riz Ahmed, ele entrou na lista não por representar o personagem Ruben, e sim por representar o ser humano que perante "o inevitável" se divide entre a nostalgia de como era o seu passado, a dureza do que é o seu presente e a incerteza que é o seu futuro.
Esse ano a academia unificou os prêmios de Edição de som e Captação de som. Esse primeiro Oscar de melhor som está barbada...
Maratona Oscar 2021
Missão 7/8 Completada.
A intenção é ver os concorrentes a melhor filme do Oscar 2021 até o dia 25 de abril para ter opinião própria ao ver a cerimônia.
MANK
Uma das duas tentativas da NetFlix finalmente ganhar o Oscar, usa uma fórmula que
já deu certo
em outras vezes. Falar sobre o próprio cinema.Entre a primeira e a segunda guerra, em meio de uma eleição presidencial decidida pelas falsas notícias disseminadas sobre o perdedor, (em inglês é FakeNews),
um roteirista demora quase uma década para escrever sobre a vida de um dos representantes do 1% dos mais ricos do mundo, que tem tudo o que o dinheiro pode comprar, construiu sua casa em um castelo com zoológico particular no meio do golfo pérsico, mas para se divertir gosta de dirigir um jornal e ficar espalhando sua opinião como se fosse notícia pela população americana.
O roteirista demora esse tempo todo, pois alguns preferem que esse estilo de vida não seja disseminado para os outros 99%, já que a credibilidade no sistema é o que sustenta os 1% lá em cima.
Assim como o Cidadão Kane, Mank fica bom em alguns períodos que trata a situação da época e se perde em inúteis e intermináveis situações amorosas dos personagens.
Nota 7
Maratona Oscar 2021
Missão 8/8 Completada.
A intenção é ver os concorrentes a melhor filme do Oscar 2021 até o dia 25 de abril para ter opinião própria ao ver a cerimônia.
MINARI
Para defender o título sul coreano vencido no último Oscar por parasita aparece Minari.
Apesar da comparação ser imediata, não espere o mesmo estilo, são filmes muito diferentes.
As reviravoltas aqui são muito menores e de menos impacto que em parasita, as situações extraordinárias quase não existe.
O mérito do filme é transformar uma família que aparentemente é muito fora dos padrões tradicionais em uma família padrão tradicional, a identificação é imediata e as diferenças existentes passam quase despercebidas.
O principal arco dramático é a convivência entre avó e neto, fazendo desse filme o terceiro da maratona que trata do assunto da vida do idoso,
mas com a grande diferença que os orientais tratam seus idosos.
Bem diferente de "The Father" e "Nomedland" que encaram o fim da vida com toda a limitação, doenças e dificuldades dos idosos, aqui a idosa mesmo estando em seus últimos dias vira engrenagem fundamental na formação familiar onde os pais atarefados em seu trabalho não podem dar a atenção que o filho adoentado exige.
Nota 6.9
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