Magazine Luiza

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Aplicativos para Smartfones - Apple - Androide e Windows7

Smartphone turbinado  
Quais são os melhores programas disponíveis nas lojas de aplicativos dos aparelhos equipados com iOS, Android e Windows Phone 7? Conheça 45 que testamos e aprovamos

 
Publicação: Jornal Estado de Minas16/08/2012 Caderno Inform@tica


O conceito de que o celular serve só para fazer ligações está enterrado há um bom tempo. Com a popularização dos smartphones, o acesso à internet móvel e a enorme quantidade de aplicativos, esses aparelhos tornaram-se dispositivos de mil e uma utilidades – oferecem informações e entretenimento aonde quer que você vá. E o público que entra nesse universo não para de crescer. De acordo com a IDC, só no ano passado foram comercializados 9 milhões desses dispositivos, 84% a mais do que em 2010. A expectativa para 2012 é que o total de vendas chegue a 15,4 milhões de aparelhos.

Em um país ávido por celulares – segundo dados de junho da Anatel, são mais de 250 milhões de linhas para cerca de 196 milhões de pessoas –, não é difícil esperar que cada vez mais pessoas tenham seu primeiro contato com aplicativos. Até porque é praticamente impossível de imaginar, hoje, um ecossistema de celulares sem esses programinhas.

“Vejo que essa cultura está se estabelecendo tanto em gerações mais antigas quanto nas mais novas. Então, acredito que é um caminho sem volta. O que dá vida aos celulares é essa miríade de aplicativos que permite fazer tudo o que a gente quer no telefone, de tirar fotos a fazer compras”, avalia Bruno Badini, CEO da consultoria em TI Vertigo Tecnologia.

O que caracteriza um bom aplicativo? “Estabilidade, interface leve e bonita, e claro, fazer bem o que propõe. Se eu busco um app de tradução, ele precisa atingir o objetivo de traduzir efetivamente. Isso é regra básica de qualquer software”, enumera Badini. “Ele também deve ter boa performance, não pode ser devagar e precisa ter um uso natural, que você aprenda com facilidade”, opina Bruno Farache, engenheiro de software da desenvolvedora de aplicativos corporativos Liferay Brasil.

Para deixar você ligado nos melhores aplicativos, o Informática preparou um guia completo com sugestões para os principais sistemas do mercado: iOS, Android e Windows Phone 7. São 45 programas. Alguns são “apenas” essenciais – como os programas de mensagens gratuitas, ou têm aplicações úteis em diferentes áreas, como tocadores e gravadores de música. E há aqueles que controlam as finanças, editam fotos, medem produtividade, acompanham placares de esportes, fornecem e traçam mapas, informam endereços e por aí vai.                 


Apple na dianteira  
Tudo começou com a dona da mais variada loja de aplicativos são 600 mil e as melhores opções de jogos





Pulse News
Desenvolvedor: Alphonso Labs Inc.
Preço: gratuito
Nota: HHHH
É um elegante leitor de feeds que agrega posts de blogs e outros sites em pequenas janelas. Ele permite que você sincronize com serviços, como o Google Reader, baixa notícias que você já leu para poder acessá-las novamente quando estiver off-line e também há integração com aplicativos similares, como o Instapaper, o Pocket, o Evernote e o Readability. (Divulgação)
Pulse News Desenvolvedor: Alphonso Labs Inc. Preço: gratuito Nota: HHHH É um elegante leitor de feeds que agrega posts de blogs e outros sites em pequenas janelas. Ele permite que você sincronize com serviços, como o Google Reader, baixa notícias que você já leu para poder acessá-las novamente quando estiver off-line e também há integração com aplicativos similares, como o Instapaper, o Pocket, o Evernote e o Readability.

Indispensáveis no dia a dia dos usuários de smartphones, os aplicativos são apenas uma das muitas inovações que surgiram com o primeiro iPhone, que mudou o mercado de celulares quando chegou ao mundo em 2007. Todos os apps da primeira versão do aparelho foram desenvolvidos pela própria Apple e o próprio Steve Jobs resistiu à ideia de permitir que desenvolvedores terceiros criassem programas para seu smartphone, conforme revelou a biografia autorizada do executivo. Jobs, ainda bem, mudou de ideia, a App Store foi inaugurada em 2008, e desde então se transformou em um dos principais atrativos de celulares e tablets da maçã. A App Store é a primeira e, até agora, a que oferece mais conteúdo: segundo a Distimo, que analisa lojas de aplicativos, são mais de 600 mil programas para iPhone, iPad e iPod Touch. De acordo com a própria Apple, a App Store já teve mais de 25 bilhões de apps baixados, e conta com cerca de 400 milhões de contas. Ela está disponível em 155 países e, como forma de se manter rentável, fica com 30% de todas as vendas.A loja da Apple também se caracteriza por algumas peculiaridades, como ter maior oferta de games – há mais jogos exclusivos, e versões mais bem acabadas de jogos que existem nos concorrentes. A lista elaborada pelo Informática contempla nove áreas: produtividade; foto e vídeo; guias de endereços e turismo; finanças; entretenimento e jogos; música; esportes; e utilidades, além dos apps essenciais, aqueles que não podem faltar no seu aparelho.


Pulse News
Desenvolvedor: Alphonso Labs Inc.
Preço: gratuito
Nota: ****
É um elegante leitor de feeds que agrega posts de blogs e outros sites em pequenas janelas. Ele permite que você sincronize com serviços, como o Google Reader, baixa notícias que você já leu para poder acessá-las novamente quando estiver off-line e também há integração com aplicativos similares, como o Instapaper, o Pocket, o Evernote e o Readability.

Voxer
Desenvolvedor: Voxer
Preço: gratuito
Nota: *****
O Voxer é praticamente um Whatsapp de áudio. Com ele, você pode gravar pequenas mensagens e enviá-las a sua lista de contatos ou até mesmo mandá-la para um grupo. Também envia texto, fotos e adiciona sua localização, sem publicidade.

Temple Run
Desenvolvedor: Game Center
Preço: gratuito
Nota: ****
Se sinta um Indiana Jones corredor. O jogo é uma boa diversão para os momentos de distração e tempo livre. A necessidade de constante foco por parte do jogador e os desafios que o jogo propõe prendem a atenção. Para completar as missões, existem algumas dicas e macetes permitindo conquistas e desbloqueios de poderes especiais.

9gag
Desenvolvedor: Okaris Apps
Preço: gratuito
Nota: ****
Diversas tirinhas, paródias e montagens de humor que abordam vários temas estão nesse programa. Esse aplicativo, que vem originalmente do site de mesmo nome, traz uma interface fácil de navegação. As qualidades das piadas varia, mas é o leitor quem decide se vai rir. 

Esporte interativo
Desenvolvedor: Ideastek
Preço: gratuito
Nota: ****
Transmissão ao vivo da Liga dos Campeões, Campeonato Alemão, Campeonato Argentino, esportes olímpicos, automobilismo, debates e programas sobre o mundo do esporte e seu time de coração.

Sua Pasta Secreta
Desenvolvedor: SSA Mobile
Preço: US$ 1,99
Nota: ****
Permite esconder vídeos, fotos, agendas, notas e outros dados, como senhas e números de cartões de crédito. Os arquivos não deixam nenhum rastro no álbum de fotos. Caso alguém tente acessar sua pasta e erre a senha, o aplicativo fotografa a tentativa com data, horário e posição no mapa.

Food Brasil
Desenvolvedor: Food Brasil Gastronomia
Preço: gratuito
Nota:****
Por meio da geolocalização, o guia de bares e restaurantes da Food Brasil aponta os estabelecimentos que estão próximos do usuário. Dá para  configurar a distância a ser medida, de 2km a 10km. Um ranking com os lugares mais votados pelas pessoas que utilizam o aplicativo é uma boa pedida para quem está em dúvida sobre o qual local deve ir. Além disso, há uma integração com o Facebook para compartilhar opiniões.

GoodReader
Desenvolvedor: Yuri Selukoff
Preço: US$ 4,99
Nota: *****
Entre as desvantagens do iPhone está a falta de um aplicativo nativo para gerenciar documentos de texto, fotos e áudio. O GoodReader apresenta essa função e ainda permite descompactar pastas zip e rar. Além disso, é possível conectar-se direto a servidores da internet e baixar arquivos sem sair do software. Tem ainda suporte ao SkyDrive, ao iCloud, ao Google Drive, ao Dropbox e ao SugarSync.

Ortografa
Desenvolvedor: Mobilevel
Preço: gratuito
Nota: ****
O trema caiu, a hifenização ainda é um problema e a acentuação é um mistério. O novo Acordo Ortográfico trouxe muitas dúvidas, e para tentar dirimi-las, o Ortografa é a solução. Basta escrever uma palavra, por exemplo, “anti-religioso” e apertar no botão Ortografa. Assim, o sistema corrige para antirreligioso e ainda explica o porquê da alteração.

Instagram
Desenvolvedor: Instagram,Iinc.
Preço: gratuito
Nota: *****
Surgido no iPhone, o aplicativo de fotos que ganhou o mundo e foi comprado pelo Facebook em abril deste ano é uma das formas de interagir pelo celular da Apple. Além dos já conhecidos filtros de edição, o app é também  uma rede social praticamente exclusiva do celular, no qual os usuários curtem e comentam as fotos de seus amigos.

 Whatsapp
Desenvolvedor: WhatsApp Inc.
Preço: gratuito
Nota: HHHHH
Uma espécie de SMS gratuito, o Whatsapp é o aplicativo de mensagens por celular mais popular entre os usuários de smartphones. Ele não precisa de login e detecta automaticamente todas as pessoas da sua lista de contatos que também possuem o app. O programa de mensagens também é versátil: serve para enviar texto, fotos, áudio e vídeos e está disponível no Android, noBlackberry e no Symbian.

Whatsapp
Desenvolvedor: WhatsApp Inc.
Preço: gratuito
Nota: *****
Uma espécie de SMS gratuito, o Whatsapp é o aplicativo de mensagens por celular mais popular entre os usuários de smartphones. Ele não precisa de login e detecta automaticamente todas as pessoas da sua lista de contatos que também possuem o app. O programa de mensagens também é versátil: serve para enviar texto, fotos, áudio e vídeos e está disponível no Android, noBlackberry e no Symbian.

Páreo duro  
Logo atrás da Apple, com 500 mil aplicativos, o Android é menos rígido com os desenvolvedores e oferece boas opções, mas tem mais programas maliciosos






Evernote
Desenvolvedor: Evernote
Preço: gratuito
Nota: HHHH
O usuário pode tomar notas, capturar fotos, criar listas de pendências, gravar lembretes de voz e tornar notas completamente acessíveis em seu Android. Para quem gosta de organizar documentos e usa o celular para anotações. (divulgação)
Evernote Desenvolvedor: Evernote Preço: gratuito Nota: HHHH O usuário pode tomar notas, capturar fotos, criar listas de pendências, gravar lembretes de voz e tornar notas completamente acessíveis em seu Android. Para quem gosta de organizar documentos e usa o celular para anotações.

As características que separam o Android e o iOS são praticamente as mesmas que diferenciam suas lojas virtuais. Lançado em outubro de 2008, o Android Market, que foi rebatizado como Google Play em março deste ano, tem políticas de aprovação de aplicativos muito menos rígidas do que a App Store da Apple. A estratégia, somada à larga base de celulares com o sistema móvel, tem feito o número de downloads da loja do robôzinho se aproximar rapidamente dos números da maçã. Segundo a consultoria Distimo, o Google Play alcançou a marca de 500 mil aplicativos em maio deste ano. Esses programas foram baixados mais de 20 bilhões de vezes, segundo a gigante das buscas. A loja está disponível em 138 países e, assim como a App Store, fica com 30% das vendas de todos os aplicativos. Há outra vantagem: é mais fácil encontrar versões gratuitas dos aplicativos que você quer. Entretanto, ser menos exigente com os desenvolvedores tem seu preço: o Google Play tem mais aplicativos maliciosos. Na semana passada, a gigante decidiu aumentar as exigências de sua política de aprovação de apps, obrigando desenvolvedores a não se passar por outras pessoas ou empresas, além de serem proibidos de distribuírem vírus, worms, cavalos de troia e malwares. Além disso, um aplicativo não poderá mais ter nomes ou ícones muito parecidos com os que já são vendidos na loja.


Runtastic
Desenvolvedor: Runtastic
Preço: gratuito
Nota: ****
Acompanhamento de corrida e ciclismo. A tela principal é simples. A idéia é conferir as informações durante o treino com controles para iniciar e pausar a atividade e de informações sobre o tempo decorrido, a distância percorrida e a frequência cardíaca. Tocando a tela aparecem informações como velocidade (km/h), calorias gastas e velocidade média.

Evernote
Desenvolvedor: Evernote
Preço: gratuito
Nota: ****
O usuário pode tomar notas, capturar fotos, criar listas de pendências, gravar lembretes de voz e tornar notas completamente acessíveis em seu Android. Para quem gosta de organizar documentos e usa o celular para anotações.

Photoshop Express
Desenvolvedor: Adobe Systems
Preço: gratuito
Nota: *****
É o editor de imagem do PC portátil. A interface cria miniaturas das fotos e, após selecionada e levada à tela de edição, ela é ampliada. Permite melhorar o brilho, o contraste e cortar a foto. Também oferece opções de moldura e diversos filtros.

Viber
Desenvolvedor: Viber Media
Preço: gratuito
Nota: ***
O Viber permite que você faça ligações e mande mensagens sem custo para seus contatos que também tenham o aplicativo. Apesar da praticidade, a ligação muitas vezes cai. Há versões para o sistema iOS.

Phone usage
Desenvolvedor:
Jupiter Apps
Preço: gratuito
Nota: ****
Essencial para quem tem celular pré-pago. Ajuda a controlar os gastos, mostrando quanto já foi utilizado e quanto ainda tem disponível. Para quem usa dois chips no mesmo aparelho, é mais complicado, pois o app não calcula separadamente.

SongPop
Desenvolvedor: FreshPlanet
Preço: gratuito
Nota: ****
O popular jogo de Facebook mostra trechos de músicas para que o participante tente adivinhar entre as opções sugeridas. A pessoa pode escolher o gênero e jogar desafiando os amigos na rede social mais popular do mundo. O acervo, no entanto, poderia ser maior e mais diversificado.

Mapa de Westeros
Desenvolvedor: Sergey Rekuz
Preço: gratuito
Nota: *****
Trata-se de um mapa interativo dos continentes fictícios Westeros e Essos, da saga de livros Crônicas de gelo e fogo e da série de tevê Game of thrones, da HBO, permitindo que os fãs tenham maior noção de onde fica cada local nesse universo.

Fake a Call
Desenvolvedor: Abishkking
Preço: Grátis
Nota: ****
Quer dar um jeito de interromper uma conversa chata e não sabe como? O Fake a call pode te ajudar. O usuário escolhe receber ligações falsas de qualquer contato ou simular chamadas programadas, que oferecem opções de resposta. Existem ainda faixas de voz padrão e permite gravações com a fala do usuário.

Tango Video Calls
Desenvolvedor: Tango
Preço: gratuito
Nota: *****

Permite que o usuário faça chamadas e mande mensagens com vídeo. Assim como no WhatsApp (apenas de mensagens e sem vídeo), é possível abrir um grupo, como em uma videoconferência.

TuneIn Radio
Desenvolvedor: TuneIn Inc.
Preço: gratuito
Nota: ****
Reúne mais de 50 mil rádios do mundo todo. A última versão ainda inclui comando de voz, permitindo que o usuário fale sua música ou programa favorito e o app tenta encontrar, além de compartilhar nas redes sociais. No entanto, demora para se conectar ou não consegue se ligar a algumas rádios.

SoundHound
Desenvolvedor: Sound Hound Inc.
Preço: gratuito
Nota: ****
Funciona como o Shazam – que é pago. Muito simples de manusear, tem um botão na tela inicial que basta ser apertado para se saber qual é a música que está tocando no ambiente (e informações sobre ela), ainda que esteja baixa ou distante. No entanto, a base de dados é limitada, principalmente com relação à música brasileira.

Infraero Voos Online
Desenvolvedor: AgênciaClick Mídia Interativa
Preço: gratuito
Nota: ****
Fornece informações sobre voos em aeroportos de todo o país. O usuário confere os horários de chegada e partida, se há atrasos e cancelamentos e a previsão do tempo, por exemplo. Mas o aplicativo não mostra todas as informações, como escalas dos voos, e às vezes trava.
Há versão para iOS.

Ônibus Belo Horizonte
Desenvolvedor: Carvalhorr
Preço: Gratuito
Nota: *****
Descrição: Horários e itinerários de ônibus de Belo Horizonte. Tem todas as linhas da BHTrans. Para pesquisar os suplementares basta digitar a letra S antes do número. Simples e funcional. 

Minhas despesas
Desenvolvedor: Calcsheetpad
Preço: gratuito
Nota: ***
Um aplicativo simples e eficiente para controlar as finanças da sua casa.Com esse programa, você pode organizar despesas e rendimentos, salvar montantes, datas e detalhes de cada transação.

Cadê meu Banco?
Desenvolvedor: Framework
Preço: gratuito
Nota: ****
Encontre caixas eletrônicos, agências e bancos próximos a você. O aplicativo conta com mais de 85.000 postos de atendimento em todo o Brasil. Requer uso de GPS ou rede móvel do celular. Apesar de completo, peca um pouco em eficiência. Em alguns momentos, demora para localizar um endereço e cadastro das casas lotéricas está defasado. 


Poucos, mas bonitos  
Com cerca de 100 mil aplicativos, o Marketplace do Windows Phone 7 está atrás dos concorrentes, mas compensa com a boa interface Metro. Confira opções de apps para o sistema




IM+
Desenvolvedor: Shape GmbH
Preço: gratuito
Nota: HHHH
Agrega os principais serviços de chat on-line: Windows Messenger, Skype, Facebook, Google Talk e ICQ. Além disso, deixa todos com a cara minimalista do Windows Phone 7 e no mesmo estilo de mensagens que o Whatsapp e outros aplicativos de mensagem nativos do ambiente móvel. (divulgação)
IM+ Desenvolvedor: Shape GmbH Preço: gratuito Nota: HHHH Agrega os principais serviços de chat on-line: Windows Messenger, Skype, Facebook, Google Talk e ICQ. Além disso, deixa todos com a cara minimalista do Windows Phone 7 e no mesmo estilo de mensagens que o Whatsapp e outros aplicativos de mensagem nativos do ambiente móvel.

A Microsoft chegou tarde na corrida dos smartphones. A versão 7 de seu sistema operacional móvel, que colocou a empresa de Redmond em um patamar minimamente competitivo com Android e iPhone, chegou ao mercado no fim de 2010, cerca de três anos depois de seus concorrentes. Por isso, é natural que a discrepância entre o número de aplicativos de sua loja seja tão grande: aproximadamente cinco vezes menos do que App Store e Google Play. Entretanto, o sistema caminha a passos largos. O Windows Phone 7 Marketplace está presente em 40 países e, recentemente, atingiu a marca de 100 mil aplicativos, segundo o All About Windows Phone. A loja alcançou a marca dois anos mais rápido que o Android e um ano depois do iPhone. A evolução tem sido maior nos últimos cinco meses: um quarto desses apps foram adicionados de março até agora. O número foi reforçado pelo catálogo da Ovi Store, da Nokia, que fechou uma parceria com a empresa de Steve Ballmer no início de 2011 e fabrica os principais celulares com o sistema operacional. Alguns programas ganham mais eficiência e beleza com a interface Metro, implementada no Windows Phone 7. É o caso de aplicativos de notas, que já estão presentes em Android e iPhone, como o Evernote e o Netflix. Confira no guia algumas das melhores opções para a loja que se aproveitam do estilo de tela da MS, divididas em nove categorias.


finanças
Personal Budget
Desenvolvedor: SquareRootMinusOne
Preço: R$ 4,99
Nota: *****
É um dos aplicativos de finanças mais completos para o Windows Phone 7. Divide gastos e rendimentos em categorias, como comidas, bebidas, roupas, entretenimento, entre outros. Faz estatísticas periódicas (anuais, mensais, semanais) e exporta todos os dados para o Dropbox. A maior barreira é a língua: o app está em inglês.

música
Guitarist Tuner
Desenvolvedor: Coderz
Preço: gratuito
Nota: ***
É um afinador de violão, guitarra e baixo. Simula um afinador cromático e possui opções para 37 instrumentos, apesar de travar e não reconhecer alguns. Tem boa restrição a ruídos externos.

esportes
 Brasileirão 2012
Desenvolvedor: BeliDev
Preço: gratuito
Nota: ***
Aplicativo para acompanhar os placares e a pontuação do Campeonato Brasileiro. Atualiza jogos em tempo real. O único problema é que o app mostra apenas os resultados da Série A.

Netflix
Desenvolvedor: Netflix
Preço: gratuito
Nota:****
A versão de Windows Phone do aplicativo de filmes e séries por streaming funciona com agilidade e sem travamentos, além de permitir que você continue assistindo a um vídeo do ponto no qual parou em outros dispositivos. Vale lembrar que, apesar de ser de graça, a assinatura da Netflix custa R$ 15.

produtividade

IM+
Desenvolvedor: Shape GmbH
Preço: gratuito
Nota: ****
Agrega os principais serviços de chat on-line: Windows Messenger, Skype, Facebook, Google Talk e ICQ. Além disso, deixa todos com a cara minimalista do Windows Phone 7 e no mesmo estilo de mensagens que o Whatsapp e outros aplicativos de mensagem nativos do ambiente móvel.

Toggle
Desenvolvedor: Wpfied
Preço: gratuito
Nota: ****
Permite que você ative e desative os sinais do telefone: wi-fi, 3G, Bluetooth e modo avião de forma simples e eficiente. Além disso, dá informações sobre a conexão e permite mudar alguma configuração de rede na hora em que precisar, como quando estiver entrando no avião. Também há a opção de colocar atalhos na tela principal.

Clearer
Desenvolvedor: SYM
Preço: R$ 1,99
Nota: ****
Este aplicativo origina listas de afazeres por meio de gestos de mão: o movimento de zoom cria uma tarefa e uma passada de dedo para o lado direito a retira da fila. Apesar do visual bonito – e que segue a interface Metro do Windows Phone 7, com cores chapadas – os gestos podem não ser compreendidos muito bem pelo aparelho.

gMaps Pro
Desenvolvedor: Alexey Strakh
Preço: R$ 3,99
Nota: *****
Apesar de não ser um aplicativo oficial do Google, funciona tão bem quanto uma versão do serviço de mapas da empresa. Faz buscas de locais com rapidez e permite marcações de lugares como favoritos, além de suporte ao Street View. Há uma versão grátis, com propagandas.

LomoCam
Desenvolvedor: Snack Studio
Preço: R$ 1,99
Nota:***
Um editor de fotos com filtros similares aos do Instagram, imitando a interface de uma câmera, o aplicativo permite compartilhamento com o Facebook, o Weibo e o Renen, e possibilita tirar fotos ou editar imagens que já estão na memória do telefone.

MegaTube
Desenvolvedor: Yalla Apps
Preço: gratuito
Nota: *****
É melhor que o próprio aplicativo do YouTube. Com ele, você pode ver, pesquisar, compartilhar e baixar vídeos do site, em qualidade padrão ou alta definição. Funciona sem travamentos e tem boa variedade de opções, além de permitir que você use outros aplicativos enquanto faz o download de algum vídeo.

Flashlight-X
Desenvolvedor: Asleroid
Preço: gratuito
Nota: *****
Transforma o flash da câmera em lanterna e também tem uma opção de luz intermitente, para emitir sinal de socorro. Liga com muita rapidez e tem vários comandos para acionar a lanterna, mesmo se o telefone estiver com a tela bloqueada. 

Será que vai chover?
Desenvolvedor: Marcos Jahn
Preço: gratuito
Nota: *****
Aplicativo de tempo extremamente simples. Abri-lo é como fazer a pergunta: será que vai chover? Você coloca o nome da cidade e o app responde com um “sim” ou “não”, com previsões para até três dias, utilizando a interface minimalista do Windows Phone 7. Também apresenta opções de pesquisa.