Magazine Luiza

terça-feira, 30 de julho de 2013

Insular (novo disco) - Seis Segundos de Atenção(novo livro) - Novos Trabalhos de Humberto Gessinger

A banda Engenheiros do Hawaii sempre foi o Humberto Gessinger acompanhado por alguns músicos. Claro que cada um desses músicos deram uma contribuição para a banda.Cada um tem sua competência, grandes qualidades. Mas nenhum dos outros músicos é responsável pela paixão que une a Família EngHaw. Essa sempre seguiu a filosofia, poesia e jogo de palavras do tímido gaúcho Humberto Gessinger.

Talvez por causa da timidez, ou outro motivo qualquer, somente agora ele assumirá o caráter solo do seu trabalho. Está para ser lançado o primeiro disco Solo do Humberto Gessinger: Insular

Ao mesmo tempo o quarto livro: Seis segundos de atenção.

Veja o Video Release - Insular - Novo CD de Humberto Gessinger


Essa notícia acabou de ser dada pelo próprio artista no seu Blog. Veja na integra suas palavras:

BloGessinger


Posted: 29 Jul 2013 10:18 PM PDT

Para quem acompanhou - no blogessinger - a produção do disco e as ideias para o livro, este é quase um capítulo final. Estranho momento em que, depois de estar no comando por meses, a gente passa para o banco do carona. INSULAR e SEIS SEGUNDOS DE ATENÇÃO estão nas respectivas fábricas. Agora, resta observar o que a vida vai fazer com eles / o que eles farão da vida.



Foi um semestre intenso. Confesso que, por vezes, fiquei em dúvida se estava fazendo a coisa certa, se conseguiria fazer o disco e o livro que eu imaginava - complementares mas independentes. Faria sentido o esforço? Já tenho minhas respostas e estou feliz. Fico na torcida para que a felicidade se reproduza em outras mãos e mentes; a cada clic no play, a cada página virada.


Esta é a capa do livro. Ele nasceu aqui, no BloGessinger, onde postei primeiras versões de muitas das crônicas, como se estivesse pensando alto. Com o tempo, entrou em campo a literatutra propriamente dita: selecionar, reordenar, reescrever - como o pintor que faz um esboço trêmulo de uma paisagem vista do sacolejar de um carro, ônibus, avião, cavalo... e depois pinta o quadro na sua cabeça, no seu ateliê. Espero que seja uma continuação satisfatória para quem já me lê e a porta de entrada para muitos outros.


Eu já estava no estúdio quando me dei conta de que não lançava um disco só de inéditas havia dez anos, desde o Dançando no Campo Minado. Nesse ínterim, rolaram duas músicas novas no ACÚSTICO MTV, oito no NOVOS HORIZONTES e sete no disco do POUCA VOGAL. Mas, como toda gravação ao vivo, ao lado de clássicos, essas inéditas demoraram mais tempo para chegar aos seus destinos. Por isso, acho que foi o tempo necessário...
 
 
... foi bom ter esperado: fui muito rigoroso na escolha do material, na busca dos convidados que as músicas pediam. INSULAR chega na hora certa e, tomara, pra ficar. Não esperei dez anos pra fazer um disco que só durasse um instante. Eu sei, nada pode ser maior do que um instante (uma rajada de vento eternizada num clic), mas desejo pro INSULAR vários deles.

Ops, nenhuma novidade aqui: quando eu lançava discos anualmente também queria que durassem mais de 15 minutos. Com os livros, o mesmo. Mas a permanência não depende só do material nem da nossa vontade. São ouvidos generosos, olhos atentos e corações abertos que servirão de solo/alimento para a semente. Tenho tido a sorte de encontrá-los. Espero que ela(eles) siga(m) me acompanhando.



bah 1: Então, meus companheiros INSULAR e SEIS SEGUNDOS DE ATENÇÃO; crônicas, poemas e canções: bem-vindos à vida real!

A pré-venda começa agora, nestes sites: 

Como prometi na semana passada, a BELAS LETRAS (editora do livro) e a STEREOPHONICA (que está lançando o disco) sortearão regalos para seis pessoas. 


Assim: vou fazer uma pergunta. Os três primeiros que responderem certo na timeline do twitter da @belasletras e os três primeiros que acertarem na timeline do twitter da @brstereophonica ganharão um livro ou um disco. Aí, é tudo com eles: BELAS LETRAS  e STEREOPHONICA avisarão, através de seus perfis no twitter, quem ganhou e entrarão em contato pra combinar a entrega, ok?

Pergunta fácil: de que música é a letra que aparece na contracapa do SEIS SEGUNDOS DE ATENÇÃO? Boa sorte!

P.S.: já sairam os 6 ganhadores. Parabéns a eles. Pra quem não ganhou, fica minha solidariedade: nunca ganhei nada em sorteio, rifa, etc... rsrsrsrsrssr
A todos, agradeço a participação.


bah 2:
Falei em último capítulo lá no início do texto? Até pode ser... mas outro capítulo tá só começando!

capas do INSULAR e do
SEIS SEGUNDOS DE ATENÇÃO:
Melissa Mattos
abraço
30jul2013
 
 
 
Gravado por Emerson Rickenbacker/RJ em 23 março de 2013, Belo Horizonte/MG.

"Tudo Está Parado" é uma das músicas do novo disco de Humberto Gessinger, chamado INSULAR. O lançamento está previsto para abril de 2013.

Abaixo a letra da música.

tudo está parado, por aí
esperando uma palavra (2x)

os carros e o metrô
o tempo que não para
o beija-flor parou sem bater as asas

o braço do pintor
o martelo do juiz
o disco voador
todos os satélites

tudo está parado, por aí
esperando uma palavra (2x)

a onda e o surfista
o protetor de tela
o vento que ventava
batendo a janela

a pancadaria
no filme de ação
o solo de guitarra
antes do refrão

tudo está parado, por aí
esperando uma palavra (2x)

fiz uma pergunta
no escuro deste quarto
e agora o mundo inteiro
espera uma palavra

a noite que caia
o ciclo das marés
a fumaça que subia
pela chaminé

tudo está parado, por aí
tudo está parado, por aí
tudo está parado, diz aí
uma palavra

Bora:


Tchau Radar - a canção

Recarga:

Plano B: