Triste dia para o futebol mineiro. Mas como já dizia nosso saudoso Renato Russo:
"O tempo é mercúrio chromo" e nossas feridas abertas hoje irão cicatrizar.
Hoje ficamos sabendo que só teremos um representante de Minas no Brasileirão 2020.
O Atlético-MG é Minas no Brasileirão 2020. E para representarmos bem os mineiros temos que melhorar muito, para não passar vexame.
Dia triste para Minas Gerais, mas muito feliz para os meus ouvidos. Não posso dizer que hoje foi o último dia pois não ouvi nenhuma vez hoje, porém nunca mais precisarei ouvir a irritante frase: "Time grande não cai".
Assim como teve uma época que me incomodava ouvir aquela não menos irritante frase:
"Nunca serão"essa época acabou e já tem 6 anos e meio que não escuto mais. A frase referia-se ao Atlético nunca conseguiria um título da Libertadores da América.
Como assim "Nunca serão"?! Se até o São Caetano quase conseguiu uma vez, se até o Paysandu quase conseguiu uma vez, se até o Sporting Cristal quase conseguiu uma vez, qual o problema do Galo conseguir ser campeão da libertadores? Nenhum.
Claro que não é fácil. Passeamos um perrengue danado, mas todo torcedor passa perrengue para ver seu time ser campeão da libertadores, cada torcedor tem o direito de achar que aquele ano que seu time venceu foi único e o melhor de todos os tempos. Eu acho o aquele ano único. Depois você me conta como foi o seu que eu conto como foi o meu é nós comparamos.
Mas voltando ao dia de hoje: como assim "Time grande não cai"?
Qualquer time, que não se chama Fluminense, se terminar o campeonato na zona de rebaixamento cai. (No Brasil sempre tem que ter uma exceção para confirmar a regra).
E tenho uma boa notícia para você, meu caro torcedor cruzeirense: Amanhã não acontecerá nenhum passe de mágica ou confluência dos astros que fará o time do Cruzeiro deixar de ser um dos 12 gigantes do futebol brasileiro. Seu time continuará igualzinho, do mesmo tamanho que é hoje, com a mesma grandeza de sempre. Não irá diminuir nem 1cm!
Não sei se vai perceber isso no dia seguinte, ou daqui a seis meses, mas a única coisa que vai mudar é que você vai perceber o tão babaca que você tem sido nos últimos anos. Se você estava com medo que agora vou chamar o seu time de pequenininho, pode ficar tranquilo: Não farei isso.
Não acho graça e nunca achei graça em chamar o time dos outros de pequenininho.
Freud já explicava isso. A pessoa que vive falando da grandeza do TIME dos outros é porque não está confortável com a grandeza do seu próprio TIME, e para sentir-se melhor chama o outro de pequenininho. Eu não faço isso. Estou confortável com o tamanho do meu time, sei que ele é um dos 12 gigantes do futebol brasileiro. Se fossemos espanhóis e só existisse 2 gigantes, a cada 6 anos cada time levava 3 campeonatos nacionais. Aqui no Brasil é diferente, somos gigantes e ficamos anos sem vencer brasileiros. Lembram aquela época, depois da criação do campeonato Brasileiro de 71 e antes da CBF chamar a Taça Brasil de campeonato brasileiro, o Cruzeiro foi o último dos 12 grandes a conquistar o Brasileiro. Essa época acabou em 2003, primeiro ano dos pontos corridos. Está vendo? Tudo passa. O tempo é mercúrio chromo.
Claro que assim com o cada libertadores tem suas peculiaridades, cada dor do descenso também é diferente time por time, torcedor por torcedor. Eu por exemplo não tenho a vaidade de usar uma bonita fita no cabelo com a enjoada frase "Time grande não cai". Nem nenhum quadro pendurado na parede do meu quarto. A dor de ter que abrir mão dessa vaidade é só sua.
E Não pensem que a Série B é moleza! É um grande e importante campeonato. Devo alertar de que não adianta nada por a meninada para jogar ano que vem e deixar para investir no time depois que voltar para série A. Não caiam nessa bobagem. Nós naquele ano de 2005 que vencemos o campeonato, quando estávamos um time baratinho do nível da série B, com Lima na zaga e Marinho de centro-avante chegamos a ser 11° lugar na classificação. Só reagimos e chegamos ao título do campeonato depois que contratamos um técnico nível série A e um centro-avante nível série A. O centro avante foi o Roni, ex Fluminense e Cruzeiro. O técnico foi o Levir Culpi. O Levir está aí no mercado, ele está meio velhinho, esquecendo das coisas, mas quem sabe não é uma boa solução para vocês?
E se seguirem essa minha sugestão fiquem tranquilos, pois com o time bem montado e líder da série B o ano passa rapidinho... cheio de jogos legais que saímos felizes da vida do estádio. Naquele ano de 2005 o Galo foi o time que mais levou público ao estádio nos jogos em casa contando todas as divisões do brasileiro. E a torcida saia do estádio feliz da vida cantando uma música bem legal que era mais ou menos assim:
"Vamos subir Galôôô!!
Vamos subir Galôôô!!!
Vamos subir Galôôô!!!
Vamos subir Galôôô!!!"
As iniciais do refrão VSG virou até site na internet. Com o título teve até festa com a saudosa Beth Carvalho.Foi muito divertido. Com a base do time montado na série B conseguimos um Bi-campeonato Mineiro, o segundo desses títulos teve 4x0 na final com direito a chapéu do Danilinho e gol com o goleiro de costas. Perguntem o Fábio para vocês verem, ele deve lembrar.... O Wanderlei autor desse gol contratamos depois dele ser artilheiro da série B pelo Gama de Brasília. Olha que legal...
Mais uma boa notícia para você, meu caro amigo cruzeirense: nenhum dos gigantes brasileiros, que não tem o nome de Fluminense, deixou de subir no primeiro ano após a queda.(No Brasil sempre tem que ter a exceção para confirmar a regra), teve o Grêmio em 92 que precisou da ajuda da CBF fazendo um regulamento bacana onde subiam 12 times (eh meu Brasil, como você tem sofrido) mas fora esses dois senãos todos os outros casos o gigante subiu sem dificuldades... Não serão vocês que farão diferente né?! ( não vai aqui pressão nenhuma, só um relato histórico).
É esse o recado para vocês, como diz nosso prefeito, vão para casa lamber as feridas, chorar na cama que é lugar quente, amanhã é segunda feira brava, trabalhem com afinco e dêem tempo ao tempo pois o tempo é mercúrio chromo. Esse é só o primeiro dia dessa sua jornada rumo ao título da segunda divisão. Qualquer coisa passe aqui em casa para conversamos mais. Desejo a vocês o dobro daquilo que vocês desejaram para gente naquela época. Se encontrarem o América por lá mande lembranças... Diga que eu sinto muito pelo que aconteceu naquela última rodada contra o São Bento e diga para ele passar aqui qualquer ano desse...
==============================================================
Aqui se Faz, aqui se paga!
Como dizem: Aqui se faz, aqui se paga...
Um pouco de história do futebol para vocês...
O Cruzeiro nos últimos 5 jogos do Brasileiro desse ano fez 0 pontos. 0 pontos em 15 possíveis: Derrotas para Santos(4x1), CSA(1x0-Mineirão),Vasco(1x0), Grêmio(2x0) e Palmeiras(2x0-Mineirão).
Eu lembro perfeitamente da última vez que o Galo teve exatamente esse aproveitamento nos últimos 5 jogos do campeonato. Foi no Brasileiro de 2009 as derrotas foram: Flamengo(3x1-Mineirão), Coritiba(2x1), Internacional(1x0-Mineirão), Palmeiras(3x1) e Corinthians(3x0-Mineirão).
O Galo tinha acabado de contratar Diego Tardelli junto ao Flamengo, e nesse primeiro ano foi o seu melhor Brasileiro pelo Atlético. Foi Artilheiro do campeonato com 19 gols(não isolado, junto com o Adriano Imperador que jogava pelo campeão Flamengo), isso porque nesses últimos 5 jogos ele perdeu 2 penalts, poderia ter sido artilheiro isolado. Mas pelo menos ficou na seleção do campeonato.
O Flamengo nesse ano de 2019 foi o melhor campeão entre todos campeões nos pontos corridos de 20 times, naquele ano de 2009 fez o inverso: foi campeão com a pior campanha entre os campeão dos pontos corridos com 20 times.
O Técnico do Galo era o Celso Roth e antes desses últimos 5 jogos/5 derrotas deu uma entrevista para a SporTV, no Programa Arena SporTV e ao responder aquelas perguntas de pesquisa, ele fez uma previsão que o Galo seria campeão.
O Galo que ficou entre os três primeiros lugares até a metade final do segundo turno, com essas 5 derrotas nos últimos 5 jogos terminou em 7ºlugar. Perdendo inclusive a vaga para a liberdadores da América. E sabem quem entrou no lugar do Galo?! Isso vocês lembram, né? O Cruzeiro ficou com a última vaga.
Esse episódio rendeu ao Galo um humilhante apelido de "Flanelinha", por ter ficado "segurando a vaga" da libertadores para o quando o verdadeiro dono da vaga chegar...
No primeiro clássico Atlético e Cruzeiro os cruzeirense levaram um paninho laranja, balançava como bandeira e cantavam com os dois pulmões uma musiquinha que inventaram com o apelido de flanelinha.
Lembram disso? Olha aí:
Por muito e muito tempo depois disso ainda ouvíamos "Flanelinhas" para referir-se ao Galo.
Portanto, aquele humilhante desempenho do Galo de 2009 foi repetido esse ano pelo Cruzeiro.... E com consequências muito piores do que apenas segurar vaga da libertadores para o rival... Aqui se faz, aqui se paga...
Esse rebaixamento do Cruzeiro também serve para o Galo forte e vingador, vingar-se do apelido Flanelinha...
(Celso Roth prevendo Galo campeão de 2009
)
=============================================================
Bis!! Bis!!! Mais um!! Mais um!!
😞😢 TÁ TITI? FICA TITI NÃO!!! 😂😁🐔🔈 pic.twitter.com/iGAEm9gBwm— Atlético (@Atletico) December 8, 2019
Caiu no banco, com colete de reservas, como um dos principais responsáveis. pic.twitter.com/IJSfWhKyw6— Fael Lima (@faelslim) December 8, 2019
The day after...
O
Nenhum comentário:
Postar um comentário