Magazine Luiza

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Guia Bolso - www.guiabolso.com.br - Consultor Financeiro On Line

Site que ajuda pessoas endividadas a saírem do sufoco é lançado no Brasil

Em um País onde 61,2% das famílias estão, de alguma forma, endividadas, a primeira plataforma de gestão financeira que auxilia na resolução de dívidas acaba de desembarcar no Brasil com a missão em ajudar a diminuir este índice.
O GuiaBolso é uma ferramenta on-line idealizada pelos ex-consultores da McKinsey & Company, o norte-americano Benjamin Gleason e o brasileiro Thiago Lobato Alvarez. A startup oferecer um serviço de consultoria financeira, on-line e gratuito, que ajuda as pessoas a entenderem, gerenciarem e melhorarem sua vida financeira por meio de recomendações personalizadas.
Além de ajudar a organizar e explicar a situação financeira do usuário, Gleason afirma que o GuiaBolso dá dicas de como resolver problemas de dívidas e economizar mais. “Para uma pessoa com dívidas, os impactos são significativos e começam a surtir efeito rapidamente. Em alguns casos, usuários já conseguiram reduzir 30% da dívida com as dicas do site”, comenta.
O executivo diz que o GuiaBolso pode trazer uma economia de até 10% nos gastos mensais, de acordo com os números obtidos a partir dos usuários da fase beta do projeto.
Como funciona
Para começar a utilizar os serviços - e tentar sair do sufoco - o usuário precisa se cadastrar no site www.guiabolso.com.br e informar a renda, principais despesas, dívidas, compras parceladas, etc. Após esse passo, o sistema traz um panorama da situação geral do usuário, definindo-o de acordo com quatro perfis financeiros: em apuros, no limite, poupador e investidor.
“Esses perfis foram criados após extensa pesquisa com consumidores feita pelo próprio GuiaBolso, na qual analisamos e interpretamos as necessidades financeiras dos pesquisados”, explica Thiago Alvarez.
A partir dessa classificação inicial, a plataforma gera recomendações específicas à situação de cada usuário. Caso tenha muitas dívidas, por exemplo, o GuiaBolso sugere renegociar ou trocar por uma dívida com juro menor, além de identificar oportunidades para cortar gastos.
No outro extremo, o GuiaBolso incentiva o usuário a organizar as contas de forma que seja possível poupar ou investir, planejando assim o futuro. “Tudo isso de uma forma visual, com gráficos e imagens, mostrando claramente para onde o dinheiro do usuário está indo e como melhor geri-lo”, comenta Alvarez.
A plataforma pode ser acessada de qualquer computador e todas as informações dos usuários são sigilosas e protegidas por padrões de segurança, garantiram os fundadores.


Dúvidas frequentes

Sobre o GuiaBolso

O que é o GuiaBolso?

O GuiaBolso é um consultor de finanças pessoais online. Ele ajuda você a identificar oportunidades para melhorar sua vida financeira e conquistar seus objetivos.

Como o GuiaBolso vai me ajudar?

Utilizando o GuiaBolso você irá receber dicas personalizadas de como economizar dinheiro, reduzir seus gastos, sair das dívidas e traçar metas para o seu futuro para finalmente tornar seus sonhos em realidade.

O que é um consultor de finanças pessoais?

O consultor de finanças pessoais, ou planejador financeiro, é o profissional que ajuda o indivíduo a gerenciar seu dinheiro, assessorando em questões como sair das dívidas, economizar dinheiro, investir para aposentadoria, planejamento para compra de uma casa, seguros, imposto de renda, dentre outros assuntos. Ele avalia seus objetivos, além do seu perfil, para encontrarem em conjunto o melhor caminho para a conquista de objetivos.

Para quem é o GuiaBolso?

O GuiaBolso é para qualquer pessoa que deseja uma vida financeira saudável.

Como o GuiaBolso funciona?

Primeiro, com somente algumas informações suas, fazemos um diagnóstico da sua situação financeira, comparando as suas informações com as de milhares de brasileiros parecidos com você. Em seguida identificamos oportunidades e sugerimos os melhores caminhos para conquistar seus objetivos.

Tenho que pagar alguma coisa para usar o GuiaBolso?

Não. O GuiaBolso é completamente gratuito.

O GuiaBolso fornece consultoria presencial?

Não. O GuiaBolso é um consultor online, porém as dicas e recomendações são personalizadas de acordo com seu perfil e objetivos.

Quem pode ver meus dados? É seguro?

Somente você. Os sistemas de proteção usados pelo GuiaBolso seguem os mais rigorosos padrões de segurança, e são certificados independentemente pelo Geotrust. Com esses mecanismos, nós garantimos que você será a única pessoa capaz de acessar os seus dados.

Preciso instalar alguma coisa no meu computador para poder utilizar o GuiaBolso?

Não, o GuiaBolso é totalmente online através do website.

Como saber se estou indo bem?

No GuiaBolso, você receberá dicas e orientações personalizadas e contará com nossa ajuda para criar o plano de ação mais adequado para alcançar os seus objetivos. Feito isso, ajudamos você a seguir as ações escolhidas e acompanhar os resultados.

Finanças Pessoais

Qual é a melhor maneira de começar a me organizar financeiramente?

O ponto de partida deve ser o diagnóstico da sua atual situação financeira. Isso significa mapear suas receitas e seus gastos, parcelas de empréstimos e investimentos. Assim, você saberá o quanto sobra ou se falta no fim do mês. Se estiver faltando, é hora de rever para onde o dinheiro está indo. Se estiver com as contas em dia, é hora de se planejar e ir atrás dos seus objetivos!

Como montar um orçamento pessoal?

Um orçamento pessoal pode ser feito desde em um simples papel com anotações a caneta, até em uma sofisticada planilha de controle financeiro. O método mais indicado dependerá de suas preferências e necessidades. O que importa no fim das contas é saber quanto está entrando e saindo, e para quais itens está sendo utilizado. O saldo final (dinheiro ganho menos dinheiro gasto) deve sempre ser positivo. Se não for, você deve procurar como reduzir alguns de seus gastos, caso contrário, as dívidas serão inevitáveis.

Qual é o melhor empréstimo?

Não existe o melhor empréstimo, existe o mais adequado às suas necessidade e naquele momento. Por exemplo, se for uma emergência, algo de poucos dias e passageiro, você pode recorrer ao cheque especial. Se for um dinheiro para reformar a casa, você poderia fazer um crediário ou um crédito consignado, aquele em que a parcela já vem descontada no seu salário. Com seu objetivo claro, você deve procurar as melhores taxas no mercado - pergunte a seu gerente e vá até outro banco. Quanto mais você pesquisar, mais barato pagará. Suas economias podem ser grandes!

Como fazer uma planilha de gastos no Excel?

Comece de maneira simples. Entre com cada ganho e cada gasto que você possua, separadamente. Em seguida, crie categorias para eles, como Moradia, Educação, Transporte, etc. Some os gastos de cada categoria e olhe se os gastos em cada categoria batem com o que você imaginava. No fim, subtraia os seus gastos dos seus ganhos e veja quanto sobra (ou falta!). Se faltar, você deve agir imediatamente buscando reduzir seus gastos ou aumentar sua receita. Se sobrar, um bom passo para qualquer conquista já está dado.

Qual a diferença de poupar e investir?

O significado de poupar nada mais é do que guardar dinheiro. Quando deixamos de gastar parte do que ganhamos, estamos poupando. Por isso poupar é diferente de investir. Investir significa escolher um local para colocar o dinheiro, onde esperamos que ele valorize com o passar do tempo. Pode se investir em um fundo de investimento, em ações, em imóveis ou até em um negócio próprio.

Como sair das dívidas?

O principal é fazer uma lista de todas elas. Descubra a taxa de juros cobrada e pense na importância de cada uma delas, por exemplo, as contas de água e luz, que se não forem pagas, poderá haver corte no fornecimento. Coloque na ordem, de acordo com os maiores juros e importância acima. Pague-as, ou se não for possível, vá até a empresa ou banco, sabendo o quanto você poderia pagar por mês para renegociar o valor e condições de pagamento. Deixe claro sua situação, a resolução dos problemas não é só importante para você, mas para eles também. Se forem bancos, peça por empréstimo com taxas de juros menores do que as atuais. Feito isso, refaça seu orçamento (veja as perguntas acima) e aperte os cintos! Pode ser um período difícil, mas pense na tranquilidade que isso trará depois.

Estou com o nome no SPC (ou Serasa). Como renegociar as dívidas?

Procure pelos lugares que você está devendo, obedecendo a ordem de identificar as dívidas com os juros mais altos ou que sejam mais importantes para sua situação. Mostre sua intenção em resolver o problema e suas reais possibilidades, peça por condições melhores ou parcelas menores que caibam no seu bolso. Saiba que a dívida é um problema para todos os envolvidos, não só para você, então deve haver flexibilidade dos dois lados.

Como economizar dinheiro?

Quero economizar, mas não consigo controlar os gastos. Esse é uma preocupação cada vez mais comum. Primeiro, monte seu orçamento. Procure saber para onde seu dinheiro está indo. Muitas vezes, gastamos em coisas que nem percebemos. São R$5 aqui, R$10 ali, que esquecemos de contar e no final não sabemos porque está faltando dinheiro. São os chamados gastos ocultos, um dos maiores perigos do orçamento doméstico. Depois avalie todos seus gastos. Quase sempre encontramos alternativas e continuamos aproveitando as mesmas coisas, gastando menos!

Como reduzir os gastos?

É comum gastarmos mais do que pensamos, com itens muitas vezes de pouco valor, que nos esquecemos, mas que no fim do mês se tornam uma parte importante do orçamento e o motivo de não conseguirmos nos livrar das dívidas, economizar dinheiro ou até mesmo gastar com coisas que tanto queremos. Monte uma planilha, anote cada gasto durante um período, que não precisa ser longo. No fim do mês, some cada categoria de gasto. Os resultados poderão surpreendê-lo!
 
 

Visão Geral

Em poucos passos, o GuiaBolso identifica oportunidades para você melhorar sua vida financeira. Ajuda a reduzir dívidas, economizar dinheiro e realizar novas conquistas.
Veja como:
1

Fazemos o seu diagnóstico

Você nos conta um pouco sobre suas finanças – quanto dinheiro recebe por mês e quais são seus principais gastos, dívidas e investimentos. A partir dessas informações, o GuiaBolso elabora um diagnóstico da sua situação financeira.
Esse diagnóstico é feito comparando as suas informações com as de milhares de brasileiros parecidos com você. Isso tudo é feito na hora que você se cadastra no site. Em seguida, identificamos oportunidades específicas para você ficar com mais dinheiro no seu bolso.
2

Sugerimos ações personalizadas para você

Depois de fazer o seu diagnóstico, o GuiaBolso vai sugerir os caminhos para você melhorar sua vida financeira e alcançar seus objetivos – sejam reduzir uma dívida, comprar um apartamento, juntar dinheiro ou investir melhor.
Quanto mais você usa o site, mais personalizadas serão as recomendações. Oferecemos consultoria sob medida para você conquistar seus sonhos. E totalmente gratuito!
3

Você monta e acompanha seu plano de ação

Você cria seu plano com base nas sugestões mais adequadas para suas preferências e realidade. Assim, será fácil seguir e alcançar bons resultados.
É possível monitorar seu plano quando quiser. Dessa forma, você verá como sua vida financeira muda para melhor.
  

Benefícios

Com o GuiaBolso, você só tem a ganhar. Ao usar o site, vai receber dicas personalizadas, entender como controlar seu dinheiro, traçar metas para o seu futuro e finalmente tornar seus sonhos em realidade! Veja os benefícios de usar o GuiaBolso:
1

Dicas personalizadas e acompanhamento gratuito

Você recebe dicas personalizadas para melhorar sua situação financeira. Para cada caso, temos uma solução recomendada.
Além disso, você pode contar com nossa ajuda para criar o plano de ação mais adequado para alcançar os seus objetivos.
Depois de traçado o seu plano, ajudamos você a seguir as ações escolhidas e acompanhar os resultados.
O melhor é que você não paga nada. Oferecemos consultoria financeira gratuita.
2

Organização do orçamento doméstico

Aprender a organizar o orçamento doméstico não é tarefa simples. O GuiaBolso ajuda você a entender melhor os seus gastos. Assim, você saberá como planejar e controlar melhor seu orçamento.
Por exemplo, você pode aprender a colocar as contas em dia, pagando sempre em dia o cartão de crédito e as prestações do crediário. Ou entender como juntar dinheiro e começar a investir.
3

Ferramentas para alcançar suas metas

É possível alcançar seus sonhos. Para isso, você precisa definir bem seus objetivos e os próximos passos. Por exemplo, um objetivo pode ser o valor que precisa juntar para comprar uma casa. E o próximo passo pode ser transferir um valor pré-definido para a poupança no começo de cada mês.
O GuiaBolso tem ferramentas muito simples que ajudam você a estabelecer esses objetivos. Depois você pode acompanhar os resultados e ver como fica cada vez mais perto da sua conquista.
4

Ajuda de profissionais

Oferecemos assistência dos melhores profissionais da área financeira. São eles que buscam as melhores oportunidades para você gastar melhor e economizar mais. Tudo com o objetivo de você ficar com mais dinheiro no seu bolso.

Segurança de informação

Com o GuiaBolso, todas as suas informações estão seguras e serão sempre mantidas em sigilo. Para garantir o maior nível de segurança, utilizamos os métodos mais avançados de proteção, os mesmos usados por bancos. Veja como funciona a segurança no GuiaBolso:
1

Os melhores sistemas de proteção

Os sistemas de proteção usados pelo GuiaBolso são SSL e 256-bit, para garantir o sigilo dos dados. Usamos também a certificação independente Geotrust, reconhecida internacionalmente.
2

Só você pode ver seus dados

Com esses mecanismos de proteção, nós garantimos que você será a única pessoa capaz de ver os seus dados. Se decidir encerrar sua conta no GuiaBolso a qualquer momento, nós apagamos todas as informações sobre você dos nossos sistemas.

Equipe

Benjamin Gleason, Fundador e Co-Presidente

Nascido nos Estados Unidos, Benjamin recebeu dos amigos brasileiros o apelido de “Jurandir”, um reflexo do seu bom-humor e da paixão pelo Brasil. Aqui, ele junta a experiência em finanças, em internet e o trabalho social para ajudar a melhorar o bem-estar financeiro das pessoas. Por isso, criou o GuiaBolso.
Benjamin tem mestrado em Finanças pelo Wharton School (EUA). Trabalhou sete anos como consultor financeiro na Hyperion e na McKinsey & Co. Foi também diretor geral e financeiro da empresa de internet Groupon Brasil.
Participou como voluntário de vários projetos sociais. E morou na Rocinha, no Rio de Janeiro, quando ajudou a reestruturar uma ONG de educação.

Thiago Alvarez, Fundador e Co-Presidente

O primeiro sonho de carreira de Thiago era ser guitarrista de jazz. Sorte nossa que preferiu seguir o caminho das finanças e do trabalho social. Agora ele usa sua extensa experiência para ajudar os usuários do GuiaBolso.
Thiago foi gerente sênior da consultoria McKinsey & Company por mais de 4 anos, onde atuou em projetos estratégicos, principalmente, para grandes instituições financeiras. Antes, ficou 5 anos como diretor financeiro da ONG Alfabetização Solidária, fundada pela Ruth Cardoso, responsável pelo orçamento de programas educacionais em mais de 2.000 municípios no Brasil.
Fez mestrado em Administração na PUC-SP onde aprofundou seus estudos sobre a relação entre educação e renda.

Inajá Azevedo, Co-Fundador e Diretor de tecnologia

Desde os anos 90, Inajá mantém o mesmo entusiasmo na busca por novas tecnologias. Começou a carreira como programador. Nessas duas décadas, criou muitos frameworks e conheceu várias linguagens de programação.
Inajá tem pós-graduação em gestão de projetos. Teve diversos cargos de direção em empresas de desenvolvimento de software, tanto no Brasil como no exterior.
Agora, Inajá usa sua experiência na criação das ferramentas do GuiaBolso.

Alexandre Takinami, Mestre dos códigos

Como uma das principais motivações de Alexandre, está o desenvolvimento do melhor sistema de gestão das finanças pessoais, para que ele mesmo possa usá-lo.
Formado em Ciências da Computação pela USP, Alexandre trabalhou por 1 ano no desenvolvimento do site ClickOn, em pleno boom das compras coletivas. Em seguida, integrou a equipe de desenvolvimento da Rocket Internet, umas das principais incubadoras de empresas de Internet, como Groupon Brasil e Airu, um e-commerce de produtos artesanais e por onde passou alguns meses em Berlim (Alemanha), em um intercâmbio de experiências com a equipe local, de onde saiu para integrar a equipe do GuiaBolso.
Esportista, pratica corridas de rua 3 vezes por semana, faz aulas de tênis e joga futebol.

Luiz Krempel, Planejador financeiro pessoal

Luiz é fascinado por finanças pessoais desde quando era jovem. Desde pequeno, aprendeu como o dinheiro pode impactar na vida das pessoas e seus objetivos.
Trabalhou por mais de 5 anos no Itaú Unibanco, em áreas de Crédito, Inovação e Investimentos. Possui CFP®, certificação de padrão mundial concedida a planejadores financeiros, profissional que atua como consultor, avaliando os objetivos, expectativas e necessidades de cada cliente e fornecendo recomendações mais adequadas.
Formado em Estatística pela Unicamp, com intercâmbio pela Politécnica de Catalunya (Espanha). Cursa atualmente o mestrado em Economia na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Alex Madeira, Desenvolvedor

Formado em análise de sistemas e atualmente no último ano de ciência da computação, começou a programar com 15 anos. Trabalhou por alguns anos em agências web como Ultrahaus e Garage Interactive. Participou do desenvolvimento de sites como Mizuno, Adidas, P&G e Grupo Pão de Açúcar.
Apaixonado por web, estudou SEO, desenvolvimento de aplicativos para celular e várias plataformas de desenvolvimento web, tudo para melhorar seu entendimento sobre o “universo da internet”.

Douglas Lopes, Analista de testes

Com sua experiência em Internet, atua como QA (quality assurance) garantindo a qualidade do site e propondo melhorias para melhor navegação e experiência do usuário. É graduado em administração de empresas e atualmente cursa análise e desenvolvimento de sistemas para expandir seus conhecimentos técnicos.
É apaixonado por música, games e futebol, que pratica religiosamente todos os domingos.