Magazine Luiza

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Leilões de centavos - Febre? Falhas? Modismo? Polêmica?


 A idéia é a seguinte: Alguém compra numa loja virtual um certo produto pela metade do preço normal vendido nas lojas(O produto vale $100,00 e o comprador paga $50,00). Mas o site vendedor recebe por aquela venda o dobro do seu valor normal(O produto vale $100,00 mas o vendedor recebe $200,00)! Tem jeito? Qual o segredo? O segredo é que essa diferença ($150,00) é paga pelos usuários que queriam comprar o produto, tentaram e não conseguiram. Essa é a idéia do Leilão de um centavo.  Uns chamam de loteria... outros acham que são fraudes... Alguns sites foram inaugurados e sairam do ar, outros estão aí ainda fazendo sucesso... um se apaixonaram e estão muito felizes com suas compras(e pela diversão durante a noite, pois vencer uma compra dessa chega a ser divertido e emocionante!) Já conhece essa modalidade? O que você pensa? Primeiro vou colocar a apresentação de dois dos sites brasileiros que pratica essa modalidade. Depois algumas notícias favoráveis e contrárias a essa modalidade de leilão. É a polêmica. Você tome a sua decisão...

 site: http://leilaoumcentavo.com

Quem somos


O site Leilão Um Centavo é um dos pioneiros nessa modalidade de leilão e pode ser considerado o melhor site de leilões de centavos da internet brasileira, uma empresa fundada em 17 de abril 2010, que já é sucesso em vários países ao redor do mundo. Trabalhamos com o que existe de mais moderno em termos de tecnologia web, com a melhor e mais qualificada operação logística com as melhores parcerias para proporcionar a você a maior e melhor variedade de produtos e a certeza da entrega dentro do prazo. Tudo isso com a máxima segurança e respeito pelo cliente.

Nosso objetivo é proporcionar a oportunidade de se adquirir produtos das melhores marcas e modelos, por preços muito abaixo dos praticados pelo mercado, tudo isso com qualidade, agilidade e muita dedicação.

Tudo isso depende exclusivamente da inteligência e bom senso dos usuários, para que eles possam adquirir esse produtos.

Cadastre-se e Boa Sorte.


Equipe Leilão Um Centavo

Como funciona?


1º PASSO

Cada usuário após se cadastrar no site ganha gratuitamente 5 lances, quando ele escolher os leilões que quiser participar, no dia e na hora marcadas o cronômetro de 30 segundos iniciará,e a cada lance que for dado antes de chegar a 0 ele reiniciará,você deve estar se perguntando: Como eu faço para ganhar? Bem, a ultima pessoa que der o lance e o cronômetro terminar com o lance dela, leva o produto, ou seja com um pouco de sorte e astúcia com apenas 1 lance você pode levar o produto escolhido, lembrando que a cada lance dado no leilão o valor do mesmo aumenta em R$0.01.Quando acabar o seus lances , poderá comprar mais, basta fazer o seu login e no canto direito superior clicar em Comprar Lances.
A Forma de pagamento é apenas pelo PagSeguro.


2º PASSO

Para tornar nosso sistema o mais justo possivel com TODOS os participantes e evitar prejuizos aos administradores estamos implantando alguns sistemas diferenciados que vamos explicar a seguir:
Todos sabem que há na internet alguns grupos especializados em tentar fraudar sites de leilões, os metodos mais usados são: Registros falsos, combinação de jogadas, ataques a servidores, travamentos provocados etc..
estes casos provocam muitos cancelamentos de leilões, provocando frustações aos participantes, por isso nós do Leilão Um Centavo trabalhamos diferente e da seguinte forma:
Nas imagens abaixos iremos explicar o funcionamento do agendamento e leilão de um produto:
A) Imagem (da pagina inicial) de um leilão agendado normalmente:

B) Após o último lance a palavra "AUDITANDO" aparecerá, isso siginifa que o leilão terminou e que estará sendo analizado os logs por nossa equipe para comprovar que não houve nenhum problema como travamentos, tentativas de fraudes etc.. apartir dai podem ocorrer 3 situações: 1) Confirmação do leilão, 2) Reagendamento do leilão ou 3) Cancelamento do leilão.


1) Confirmação do leilão:
Sendo confirmado que o leilão correu normalmente ele é confirmado, o quadro de leilão some da parte superior e um novo quadro do produto aparece na parte inferior do site em Leilões Arrematados com as informações do leilão e a opção para pagamento do valor arrematado aparece na conta do ganhador para que realize o pagamento e seja dado inicio ao processo de envio da mercadoria.

2) Reagendamento do leilão:
Caso seja verificado que houve um problema no leilão e os usuarios foram prejudicados, seja por tentativa de fraude ou por problemas técnicos o leilão passa ao status de Reagendado, isso significa que o leilão não foi finalizado de forma normal ou houve algum problema, ele aparecerá novamente na parte superior do site com uma pequena imagem no lado direito informando que é um leilão reagendado, todos os lances dados no leilão se mantem para o reinicio que será o mais breve possivel entre 10 minutos e 24 horas após a primeira finazição.

3) Leilão cancelado.
O box do leilão sai de todo o site e os lances dados no leilão são estornados automaticamente aos participantes. O Cancelamento do leilão só ocorrerá em casos extremos.

PACOTE DE LANCES GRÁTIS [ FREE ]
Para participar desta modalidade de leilão, o usuário deve estar cadastrado e possuir pelo menos 1 lance em sua conta.
Os lances utilizados no leilão do "Pacote de Lances Free" não são descontados da conta do usuário, mas o usuário arrematante deve pagar o valor do arremate do leilão para ter direiro a receber os lances.
Obs. O não pagamento do arremate de pacotes free dentro do prazo estipulado em nosso TERMO DE USO que é de 96 horas após o fim do leilão, pode ser penalizado com o bloqueio da conta do usuário no site Leilão Um Centavo por um período de 30 dias corridos após o período para o pagamento.
 

Perguntas Frequentes


Cadastrei-me, mas não recebi o email de ativação, o que aconteceu?

Você já verificou a caixa de Spam e a Lixeira eletrônica de seu email? Pode acontecer de ter sido filtrado pelo seu email e não ter ido para sua caixa de entrada.
Não se esqueça que você deve se ativar antes de tentar logar. Isso é uma maneira de garantir uma segurança extra a nossos usuários ao se cadastrarem.
Se continuar com problemas, entre novamente em contato conosco.

Posso mudar o meu nome de usuário?
O nome de usuário não pode ser mudado. Ao registrá-lo, por favor, tenha cuidado para não escolher um nome que cause ofensa ou violação a direitos de terceiros.

Como funcionam os leilões?

Para participar, você deve dar lances (clique no botão LANCE).
A cada lance dado, um dos créditos (já adquirido) é debitado da sua conta.
O valor adicionado ao preço do produto a cada LANCE dado é sempre de 1 centavo, ou seja, a cada vez que o botão de LANCE for clicado, o valor do produto aumenta em 1 centavo. O leilão termina quando o cronômetro zerar e o arrematante será quem tiver dado o último lance. Vale lembrar que sempre que é dado um Lance , o cronômetro é reiniciado. O arrematante é responsável pelo pagamento do valor do produto ”(indicado ao final de cada leilão) mais o frete do produto.

Como adquirir lances?
1-Faça o login na pagina inicial
2-Clique em Comprar Lances
3-Escolha o pacote desejado
4-Faça o pagamento pelo PagSeguro

Quanto tempo demora entre o pagamento e os lances serem creditados?
Varia de alguns minutos até 72h (em casos extremos).
Isso acontece devido ao processo de aprovação do pagamento PagSeguro e o tempo que ele demora para nos confirmar que o pagamento foi efetuado corretamente.
O tempo também varia de acordo com a forma de pagamento:
Saldo PagSeguro: a aprovação é imediata.
TEF: a aprovação demora cerca de 1h. Em casos extremos pode demorar até 24 horas.
Boleto: A aprovação demora até 72h.
Cartão crédito: Depende se houver ou não alguma dificuldade em confirmar seus dados com a operadora do cartão. Não havendo problema é rápido. Se houver, pode demorar até 72h.
Dica 1: Por isso, recomendamos que adquira seus lances com antecedência, para que não corra o risco de perder o produto dos seus sonhos.

Por que minha compra com cartão de crédito sempre é cancelada pelo Pag Seguro?
A transação com cartão de crédito pode ser cancelada por alguns motivos:
- Cancelada durante o período de análise. Durante este período, o PagSeguro efetua a confirmação dos dados, informações no formulário de compra, consulta a disponibilidade de limite entre outras informações, para garantir a legitimidade da transação. Em alguns casos, é efetuado contato telefônico com o comprador para a liberação do pagamento;
- Falha de comunicação junto a operadora. Tente refazer a transação mais tarde. Você poderá repetir a compra, atentando-se aos dados preenchidos no formulário de compra e informando um número de telefone, preferencialmente, fixo, de fácil localização;
- Quando a Administradora do cartão não autoriza a transação. Refaça a transação e escolha outra forma de pagamento. Em caso de dúvida, o titular do cartão de crédito deve entrar em contato diretamente com a operadora.

Porque o Cronômetro não esta rodando?
O cronômetro apenas inicia no dia e na hora marcada.

Posso dar lances em qualquer produto? Mesmo com o cronômetro parado?
Sim, seus lances servem para qualquer produto e mesmo em leilões com cronômetro parado você já pode sair na frente e garantir seu lugar.

Onde eu vejo quem está dando lances em um leilão?
Você pode ver na página principal do site quem foi a última pessoa a dar lance. Essa informação está abaixo da foto do produto.
Você também pode ver todos os usuários que estão ofertando em um leilão na página do produto, ao lado direito da caixa do leilão.

Eu dei um lance, mas meu nome não está no topo da lista. Porque isto acontece?
Isso pode ocorrer quando existem muitas pessoas participando do leilão. Inclusive, há usuários que têm a falsa impressão de que seu lance não foi dado antes do cronômetro zerar. Nesses casos, a melhor explicação são os lapsos de lentidão na internet, ajudados pelo fato de um lance demorar centésimos de segundo para ser processado.
Observe no "Histórico de lances" a ordem dos usuários que ofertaram lances.
Estas são algumas maneiras de ajudar a minimizar este problema:
Enquanto estiver dando lances não faça download de dados pesados e que usem muito tráfego na sua conexão de internet;
Não mande e-mails com anexos pesados enquanto estiver participando do leilão;
Tenha certeza de que nenhum outro usuário como algum membro da família, esteja usando a Internet e fazendo downloads pesados enquanto você está dando lances;
Enquanto um antivírus está rodando, seu computador fica, geralmente mais lento.

Porque dei o lance faltando poucos segundos e o lance não foi computado?
Isso ocorreu porque você deixou para dar o lance faltando 1s ou 2s e sua conexão com internet no momento não teve velocidade suficiente para enviar o lance para o servidor nesse tempo que restava. Isso ocorre devido as variações de velocidade que existem na conexão de cada pessoa, fato que não temos meios para evitar isso 100% das vezes, apesar dos nossos esforços.
Portanto, recomendamos que dêem o lance até 3s para evitar perder o produto dos seus sonhos.

Como um leilão termina?
Se der um lance, ninguém cobrir este valor e o relógio zerar, você terá que aguardar que o leilão seja "AUDITADO". Isso significa que o leilão terminou e que estará sendo analizado os logs por nossa equipe para comprovar que não houve nenhum problema como travamentos, tentativas de fraudes etc.. Sendo confirmado que o leilão correu normalmente, se tornará o arrematante do produto.

Os lances tem prazo de validade?
Não. Os lances não tem prazo de validade e podem ser usados quando você quiser.

Se eu não ganhar o leilão os lances que dei serão devolvidos?
Não. Os lances que você deu não serão devolvidos, arrematando ou não!

Arrematei o produto e agora?
Agora e a parte mais fácil, faça o seu login, acesse sua conta e a entre em Meus Produtos, e pague através do PagSeguro para que possa adquiri-los

Qual é o prazo de envio para os produtos arrematados?
Em capitais e regiões metropolitanas o prazo varia de 3 a 10 dias úteis. Para outras cidades o prazo pode variar até no máximo 30 dias.

Quanto custa o frete?
O frete custa no máximo 10% do valor do produto no mercado, o endereço do destino não interfere no preço do trajeto.

Os produtos possuem nota fiscal?
Sim, todos produtos vendidos possuem nota fiscal e poderá ser usada para todos e quaisquer fins legais.

Qual a garantia dos produtos?
Nossos produtos são todos novos e a garantia é dada por nossos fornecedores: Americanas.com, Submarino e Shoptime.
  Site http://www.arrematefc.com.br



Passo 1
Jogar é muito divertido e fácil: Na página principal você já pode ver todos os leilões que estão ocorrendo e começar a dar os seus lances. Adquira 5 lances grátis ao se cadastrar!
Passo 2
Não fique fora:
Saia na frente antes do início da contagem! Você já pode dar seu lance antes de o cronômetro iniciar.
Dica:
Aumente suas chances adquirindo antecipadamente seus lances para não ficar atrás na disputa.
Passo 3
Lembrete:
O botão "Me avise" é uma de nossas ferramentas para auxiliar o usuárioa estar sempre por dentro.
Dica:
A tarja preta anuncia a data de início do leilão.
Passo 4
Lembrete:
Todo leilão se inicia em R$ 0,00 e tem um cronômetro regressivo de 30s*. A cada lance dado, o preço sobe R$ 0,01 e o cronômetro reinicia.
*Os leilões podem ter tempo inferior à 30s, como por exemplo, 20s ou 15s.
Passo 5
Dê o seu lance:
Quando o cronômetro ficar vermelho, o leilão está quase acabando!
Passo 6
Você vence o leilão:
Se ninguém mais der lances até o cronômetro zerar, o item disputado é seu!
DÚVIDAS E PERGUNTAS FREQUENTES
Como faço para adquirir mais lances
Para adquirir mais lances, siga os passos a baixo:
1. Faça o Login no site.
2. Clique em uma das opções em "Compre seus Lances".
3. Escolha o pacote de lances desejado.
4. Escolha a forma de pagamento e confirme seu pedido.
Assim que aprovado pelo Pagseguro, você receberá um e-mail de confirmação com a liberação dos seus créditos.
Veja abaixo os valores de pacotes de lances:

5 GOL$ por R$ 5,00 - R$ 1,00 por GOL$
10 GOL$ por R$ 10,00 - R$ 1,00 por GOL$
20 GOL$ por R$ 20,00 - R$ 1,00 por GOL$
30 GOL$ por R$ 30,00 - R$ 1,00 por GOL$
50 GOL$ por R$ 47,50 - R$ 0,95 por GOL$
100 GOL$ por R$ 90,00 - R$ 0,90 por GOL$
200 GOL$ por R$ 170,00 - R$ 0,85 por GOL$
300 GOL$ por R$ 240,00 - R$ 0,80 por GOL$
500 GOL$ por R$ 375,00 - R$ 0,75 por GOL$
Veja abaixo o tempo médio que cada transação de pagamento pode levar para ser aprovada:
Cartão de Crédito - Até 48hs para aprovar;
Cartão de Débito - Até 02hs para aprovar;
Boleto Bancário - Até 48hs para aprovar.
Atenção:Não deixe para comprar seus Lances perto do início do leilão. Compre atencipadamente para evitar problemas com a aprovação do crédito. É valido lembrar que compras no final de semana podem demorar um pouco mais que o normal.
Como posso pagar caso arremate um produto?
Caso você arremate, deverá pagar o "Valor Para Arremate", indicado abaixo de cada produto mais o frete.
Os pagamentos somente podem ser feitos através do PagSeguro, onde são aceitos os seguintes meios:
Cartão de Crédito - Até 48hs para aprovar;
Cartão de Débito - Até 02hs para aprovar;
Boleto Bancário - Até 48hs para aprovar.
Atenção:É valido lembrar que compras no final de semana podem demorar um pouco mais que o normal, por isso, não deixe para efetuar suas compras dos lances  de última hora.
Como um leilão termina?
Se der um lance, ninguém cobrir este valor e o relógio zerar, se tornará o arrematante do produto. Como os leilões estendem-se cada vez que um lance é dado, não é possível definir o tempo máximo de duração dos leilões. Geralmente, produtos com maior valor tendem a demorar mais tempo em relação aos produtos mais baratos, porém não existe uma regra.
Ganhei um leilão. Preciso pagar pelo produto arrematado também?
Sim, além dos lances que você utilizou neste leilão será necessário pagar o valor final do produto e do frete quando o mesmo não for gratuito.
Os lances tem prazo de validade?
Não. Os lances não tem prazo de validade e podem ser usados quando você quiser.
Se eu não ganhar o leilão os lances que dei serão devolvidos?
Não. Os lances que você deu não serão devolvidos!
Se eu não quiser pagar o valor pelo arremate ou não quiser mais o produto arrematado?
Caso desista do produto arrematado, a pessoa que deu o penúltimo lance será o novo arrematante e assim sucessivamente.
Porque dei o lance faltando poucos segundos e o lance não foi computado?
É importante estar ciente de que toda comunicação pela internet está sujeita a interrupções ou atrasos, independentementeda velocidade da sua conexão ou qualidade do seu computador. Todo este processo deve acontecer antes do cronômetro zerar. Por este motivo aconselhamos que você não espere até o último segundo para dar um lance, pois o risco do lance não ser computado é maior.
ÍCONES DE LEILÕES DIFERENCIADOS

100% DOS LANCES DE VOLTA

Os arrematantes dos leilões com esses ícones ganharão 100% dos lances usados para arrematar o item de volta. É isso ai, além de ser o vencedor do leilão e levar o item de desejo abaixo preço de mercado, o arrematante bonificado de todos lances utilizados e poderá usa-los em outros leilões. Aqui a persistência de campeão é recompensada!

LEILÃO VIRGEM

Esse ícone significa que o arrematante só pode ganhar se o usuário nunca levou um item em nosso site. Um leilão designado aos novatos, uma espécie de boas vindas a nossa casa. Queremos que todos sintam o prazer de arrematar um item de desejo abaixo do preço de mercado e entenda um pouco mais de como funcionam nossos leilões.

Notícias




A febre dos centavos

Os sites de leilões virtuais, que cobram para permitir aos usuários dar lances, se tornaram a nova sensação da internet no Brasil, mas também geram dúvidas sobre seu funcionamento

Publicação: Revista Isto é Dinheiro - 08.JUL.2011 repórter Bruno Galo


A paulistana Laise Taranto ficou intrigada com uma notícia publicada num jornal do Rio de Janeiro, onde mora, no final do ano passado. A reportagem dizia que um apartamento novo seria leiloado pela internet, mas por um sistema diferente do convencional. Ela acessou então o endereço na web em que a ação seria realizada, o Olho no Click. Lá, ficou sabendo que, para participar, deveria comprar créditos, vendidos a valores entre R$ 0,50 e R$ 1, que lhe permitiriam dar lances no leilão virtual.
Pelo modelo do site, os lances sobem de centavo em centavo e são dados em prazos curtíssimos, de no máximo 30 segundos.  Quando o relógio zera, é como se o leiloeiro desse as suas marteladas para declarar o vencedor. Outra diferença em relação aos leilões comuns é que até quem não vence precisa pagar. Como se trata de uma atividade nova e arriscada na web, pois o usuário pode ter prejuízo, Laise resolveu fazer um teste, inscrevendo-se no leilão de uma tevê LCD, cujo gasto seria menor. Deu 107 lances e ficou com o aparelho, desembolsando ao todo cerca de R$ 150. Foi o que bastou para tomar coragem e partir para aquilo que realmente a interessava, o tal apartamento anunciado no jornal, que foi a leilão como resultado de uma ação de marketing da Rossi Residencial com o site. E entrou para valer. 
 
1.jpg
Reputação: Bernardo Amaral (à esq.) e Patrick Wegener, do Bidshop: o site tem 380 mil usuários 
 
Ela deu 2.572 cliques, praticamente seguidos, até ser declarada a vencedora. No total, entre créditos e o arremate, ela gastou R$ 2.200 para obter as chaves do apartamento, localizado na Barra da Tijuca que custa R$ 250 mil. Foi o maior prêmio já leiloado num site desse gênero no Brasil, com dez mil participantes e 93.161 lances. Laise  quase não acreditou. ?Tirei até uma foto da tela do computador quando saiu o resultado?, diz. ?Foi pura sorte?, afirma Laise, que tem 60 anos e trabalha como assistente  pessoal de empresários e celebridades. Sorte é realmente um termo que vem a calhar quando o assunto é o leilão de centavo, mas não só: no vocabulário dessa nova febre no mercado digital também se destaca a palavra polêmica. 
 
Esse segmento reunia no Brasil cerca de 20 sites no início do ano, número que já passa de 100 atualmente, a despeito das  reclamações de usuários. Há quem tema que robôs possam ser acionados para disparar cliques, o que eleva o valor dos lances e, consequentemente, a verba recebida pelos sites. Além disso, são poucas as pessoas que se dão bem nos leilões, como Laise. Na tentativa de arrematar um produto de alto valor, os usuários podem gastar muito dinheiro na compra de créditos e depois ter de arcar com o prejuízo, caso não ganhem. 
 
É com esses recursos que os sites obtêm seu lucro e adquirem os produtos que serão leiloados. As queixas feitas por internautas no site de defesa do consumidor Reclame Aqui não param de crescer e se aproximam de um total de nove mil. ?Há todo tipo de reclamação, mas a maioria é porque as pessoas têm dificuldade de entender como funciona esse negócio?, afirma Maurício Vargas, presidente do Reclame Aqui. Apesar das críticas, trata-se de uma atividade legal,  que não pode ser definida como um jogo de azar. ?Isso porque o resultado dos leilões não é aleatório, como num sorteio, e sempre há um vencedor?, diz Victor Haikal, advogado especializado em direito digital do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados. 
 
2.jpg
Pura sorte: a paulistana Laise Tarano deu 2.572 lances ininterruptos na web
até arrematar um apartamento novo (foto) de R$ 250 mil 
 
Analisar a reputação dos empreendedores é um caminho para evitar dores de cabeça. ?Os usuários devem pesquisar as empresas que efetivamente entregam os produtos?, afirma Bernardo Amaral, sócio-fundador do site Bidshop. Um dos principais competidores desse segmento,  no Brasil, Amaral também tenta minimizar as perdas para os usuários que participam de seus leilões permitindo a compra dos produtos leiloados por preços mais baixos, descontando o valor investido nos lances. Em funcionamento desde maio de 2010, o Bidshop já entregou mais de 15.000 itens e conta com 380 mil usuários cadastrados. A meta é obter um faturamento de R$ 12 milhões ao final de 2011. Fundada por Amaral e pelo alemão Patrick Luciano Wegener, a empresa não tem grupos investidores como sócios. 
 
Esta é, aliás, uma característica da maioria dos sites de leilões de centavo no Brasil: em sua quase totalidade, o setor é composto por empresas pequenas criadas por jovens empreendedores, muitos deles do mercado digital. O primeiro a desbravar esse nicho no mercado brasileiro foi o Olho no Click, o mesmo que leiloou o apartamento. O site está no ar desde o final de 2008, já entregou mais de seis mil prêmios e tem cerca de 850 mil usuários cadastrados. ?A intenção de montar a empresa surgiu numa mesa de bar?, diz Guilherme Pizzini, 27 anos,  que fundou o Olho No Click com mais três amigos. 
 
3.jpg
 
 
Entre uma cerveja e outra, um colega de Pizzini, que se tornou sócio na empreitada, falou sobre um leilão virtual diferente que havia visto na Alemanha. Do momento da ideia ao início da operação, foi necessário bater à porta de muitos investidores e ouvir constantes negativas. Pizzini e seus parceiros resolveram, então, colocar o site no ar mesmo assim.  Em 2010, o faturamento foi de R$ 5 milhões. Para este ano, a meta é dobrá-lo.
 
A proliferação dos sites de leilões do centavo ganha força no momento em que outra sensação da internet, o mercado de compras coletivas, já atingiu o ápice e dá sinais de viver um processo de concentração. Embora não haja estatísticas sobre esse novo segmento, sabe-se que o índice de fechamento de empreendimentos é alto.  Um dado importante a se observar é que, apesar da explosão no número de sites, a audiência não acompanha na mesma proporção. No final do ano passado,  mais de 1,8 milhão de usuários acessaram os sites desse tipo. Em maio, o número caiu para pouco mais de um milhão de visitantes. ?O leilão de centavos é uma onda, mas parece um pouco menor que a das compras coletivas?, afirma Gerson Rolim, consultor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. ?O exemplo europeu e americano indica se tratar de um negócio lucrativo, embora de nicho?, afima.


Leilões de centavos: descontos, plágio e uma pitada de sorte

Publicação . Site PCword Ricardo Zeef Berezin, do IDG Now! 18-01-2011

Sites se multiplicam pelo Brasil, oferecendo aos usuários a oportunidade de pagar pouco e ganhar muito, ou gastar muito e não levar nada

Os sites de leilões de centavos, tal qual os de compras coletivas, vêm se proliferando pelo Brasil – o Vigilante dos Leilões lista 29 deles, entre ativos, provisoriamente inativos e encerrados. Muitos empreendedores, enxergando a oportunidade de ganhar dinheiro fácil, investem no modelo, crentes de que, em pouco tempo, terão muito o que comemorar.
Mas, se em uma loteria só o provedor dos bilhetes e o vencedor do sorteio ganham - todos os outros perdem - com os leilões de centavos a coisa é parecida – a única diferença é que o prejuízo para os perdedores costuma ser maior.
Os sites de centavos funcionam da seguinte forma. Os compradores dão sucessivos lances que aumentam em 1 centavo o valor a ser pago pelo produto. No entanto, cada lance não custa 1 centavo, e sim de 70 centavos a 1 real. Quando um produto fica sem receber ofertas por um tempo determinado (entre 15 e 30 segundos), ele é finalizado e vendido pelo preço na tela a quem fez a última.
Veja, por exemplo, o caso de um MacBook, que começou a ser ofertado no Olho no Click - primeiro portal do gênero no Brasil, aberto em 2008 – às 6h da última quinta-feira (13/01), e foi arrematado às 9h32min: o felizardo pagará 45 reais por ter feito a proposta derradeira, mais até 66 reais pelo número de tentativas, e, por fim, 116 pelo frete. Total: 227 reais por uma máquina que, embora não seja a versão mais nova, em 2010 era encontrada nas lojas por 2600 reais.
A questão é que muitos usuários gastam mais de cem lances em uma mesma oferta, e quando percebem o quanto já despenderam, em geral se recusam a parar. Sim, lembra um jogo de azar. O leilão do iPad 3G de 16GB, oferecido no mesmo site, durou mais de oito horas – só foi finalizado ás 5h15min da quinta-feira – e o usuário terá de pagar até 1760 reais por ele, muito por causa das suas 1563 propostas. Ainda valeu a pena, já que o preço oficial é de 2049, mas e se tivesse perdido? Quando passou de mil tentativas, deve ter percebido que não podia mais largar, mas, provavelmente, precisou competir com outros usuários que se excederam e pensavam da mesma maneira.
Enquanto isso, o Olho no Click – que arrecadou 5 milhões de reais em 2010 e projeta 10 milhões para este ano – pode ter arrecadado o aparelho por até 11.500 reais (basta multiplicar o valor final por 100, para ter o número de arremates, e somar o resultado ao preço da última proposta e ao frete cobrado). Um senhor negócio.
No fim das contas, haverá um usuário contentíssimo por ter em sua casa uma TV LCD e um MacBook, tendo gasto menos de mil reais. É capaz de vermos sua imagem sendo veiculada nos portais de leilões de centavos junto a uma declaração valorizando o feito e o serviço – publicidade já usada por quase todos eles. Por outro lado, muitas pessoas perceberão, ao fim do mês, que suas contas bancárias estão menores, mas, em troca, não receberam nada.
Descontos aos descontentes
Para os que gastaram muito, mas não conseguiram nada, alguns portais lançaram uma tendência: descontos proporcionais. Assim, os reais gastos com lances podem ser recuperados comprando produtos do próprio site.
A princípio, parece estranho, afinal, é justamente com o dinheiro gasto em vão que esses sites de leilões lucram. Mas basta uma pequena investigação para perceber como o modelo funciona. Antes de mais nada, os descontos não são cumulativos, ou seja, se o usuário fez 20 propostas pelo iPad já citado, poderá usá-las, apenas, para comprar este mesmo produto por um preço até 20 reais menor. Nada de juntar tudo e adquirir um Playstation 3 no final do mês.
Os descontos, ainda por cima, são praticados sobre o “preço de mercado” estipulado pelos próprios portais. O tablet da Apple de 16GB, com 3G, segundo o Olho no Click, custa 2500 reais. No próprio site da Apple o dispositivo está por 2050 – em algumas lojas, chega a ser encontrado por 1850. Enfim, se supusermos que o usuário fez 200 propostas (com valor de 1 real por lance), pagará 2300 por ele. Além disso, o tempo para a entrega é de até 20 dias, mas, dependendo dos fornecedores e do local do destinatário, pode demorar mais.
Outro portal que também diz oferecer o mesmo privilégio é o recém-inaugurado Bidy. Porém, uma TV LED de 40 polegadas da Philips, cujo leilão ocorreu na última terça-feira (11/01), tinha o valor de 3.799 reais, enquanto que, na loja virtual Shoptime, encontra-se o mesmo aparelho por 2199. Portanto, o usuário, na ânsia de evitar o prejuízo, pode ter um ainda maior.
Segundo Fernado Wolff, diretor de marketing do Bidy, o preço estimado não leva em conta “promoções pontuais”. Eles pesquisam na Internet as lojas que vendem o produto por seu “valor de mercado” e calculam a média. Assim, resolvem o quanto os usuários terão de pagar caso decidam comprá-lo. No caso da TV da Philips, justificou, há o agravante de ela ter sido anunciada um mês antes, por isso a grande diferença entre as cotações.
A possibilidade de adquirir o produto depois do leilão não se aplica a todos as ofertas. O Olho no Click afirma que só as que estiverem sinalizadas com o desenho de um carrinho de compras terão tal condição – até 25% de desconto – mas não encontramos nenhuma no momento de nossa pesquisa. O Show de Centavos usa símbolo semelhante, e todos os produtos estavam marcados – alguns podendo ser comprados com abatimento integral, o que pode valer a pena. Já no Bidy, não há como saber – nos “Termos e Condições” só se lê que “em alguns leilões” o site pode oferecer “por iniciativa própria” uma “opção (de) comprar com desconto” – entretanto, o responsável pelo serviço afirma que, “salvo algumas exceções”, todas as mercadorias se valem da vantagem. Com o Bidshop é a mesma coisa, mas o banner no site deixa explicitado que “todos os lances viram 100% de desconto”.
A ideia de oferecer abatimentos é astuta. O próprio Show de Centavos estabelece que o valor do Netbook Megaware com Intel Atom 450N é de 1300 reais, mas um de seus fornecedores, o Comprafacil, vende o mesmo produto por 900 reais. É como pegar suas fichas e, em vez de gastar no cassino do hotel, usá-las no bar. E, ainda por cima, pagar mais pela cerveja.

Leilões de centavos: Programados para falhar

Post publicado em 31 de Março de 2011 | 14:14h Site Olhar Digital. 
 
Febre no Brasil invade os lares de internautas: usuários lesados têm direito à reparação na Justiça
Os leilões de centavos modelo“penny auction”, nome dado aos sites em que usuários podem lançar de centavo em centavo, ou de real e real, produtos que começam com preço zero têm ganhado a cada dia mais adeptos no Brasil. Antes de lançar, o usuário deve comprar créditos pré-pagos. O usuário pode lançar até o cronômetro do produto zerar. Queixa comum é que os usuários de boa fé nunca conseguem cobrir os lances ou lograrem-se vencedores, pois sempre aparece alguém no último milésimo, propondo um lance maior.

Em análise acerca da autenticidade de alguns sites, identificamos que, descaradamente e incrivelmente, são sempre os mesmos usuários vencedores. Estes usuários, na verdade, não existem.

É isso mesmo. Em muitos sites existentes na rede, estes usuários são nada mais que “bots”, ou seja, agentes ou funções programadas para sempre cobrir o lance de usuários de carne e osso. Igualmente, como usuários são reféns do sistema, são reféns das regras e da programação, que não permite que seres humanos cubram os “bots” nas propostas, tudo na surdina, onde os proprietários se valem da ignorância dos usuários, que de centavo em centavo, estão perdendo fortunas na Internet.

O mais incrível é que não há necessidade de perícia especializada. Basta dedução. Por que um usuário iria querer ganhar a mesma mercadoria diversas vezes? Isto está acontecendo.

Os sites, já com mecanismos para fraude, são inclusive vendidos pela Internet com “templates” já com bots programados. Alguns administradores ainda são “bondosos” e configuram os bots para deixarem humanos ganharem, diga-se, às vezes. Os bots dão lances automáticos, por outro lado, usuários que criem sistemas de lance automático são considerados nocivos pelo regulamento dos sites e podem ser desconectados dos sistemas.

A lógica faz sentido: para as empresas lucrarem com “centavos”, elas precisam de usuários. Logo, com receio de prejuízo, empresas passam a manipular códigos e fraudar leilões, impedindo que muitos produtos sejam arrematados.

Se os falsos bots são desenvolvidos pela empresa, o usuário tem direito a reparação dos danos materiais e morais na justiça. Ainda, se são os próprios usuários os fraudadores, o site em nossa ótica também é responsável, devendo monitorar os certames e repreender qualquer manobra fraudulenta, anulando imediatamente o certame, quando constate fraude, sob pena de ser responsabilizado.

Aos usuários, pede-se cautela e investigação prévia, eis que muitos sites de leilão online no Brasil estão operando irregularmente, não possuem sede física e muito menos emitem nota fiscal.  Outra manobra questionável, ainda, consiste em não permitir que os valores dados em lances sejam usados para compra de outros produtos no site, o que nitidamente ofende o Código de Defesa do Consumidor. Alguns sites permitem a compra, apenas do mesmo produto que o usuário deu o lance, e ainda em no máximo 24 horas do término do leilão. O problema é que os produtos são sempre superfaturados.

E o pior, enganam os usuários, pois para comprar o produto, os mesmos precisam queimar os seus lances. Logo, não haverá abatimento verdadeiro do valor da mercadoria.

Não bastasse, tais sistemas travam e são suspensos estrategicamente, para frustrar uma competição e o arremate, e o pior, muitos dos que consultamos trazem previsão expressa nos termos de uso sobre tal “faculdade” do site. É preciso que o usuário leia os termos de uso, e se não concordar, não participe.

Diversos pontos do Código de Defesa do Consumidor são transgredidos, já que o código considera nulas cláusulas contratuais que subtraiam do consumidor a opção de reembolso de quantia paga, o que se aplica aos leilões de centavos. Igualmente o fornecedor de serviços on-line responde por defeitos na prestação dos serviços ou por informações insuficientes ou inadequadas sobre tais serviços, o que de fato é comum em grande parte dos sites de leilão de centavos, em operação no Brasil.

Cumpre destacar ainda que tais sites, omitindo informações relevantes sobre a natureza e segurança dos serviços, ou mesmo realizando propaganda enganosa, podem, na figura de seus diretores, serem punidos criminalmente com pena de três meses a um ano de detenção e multa.

No Brasil, ainda não há um consenso se tais portais podem ser considerados “jogos de azar” já que a possibilidade de ganhar ou perder não depende da habilidade do jogador, segundo muitos, mas exclusivamente da sorte. Deve-se destacar que “jogo de azar” é uma contravenção penal prevista no artigo 50 do Decreto Lei 3.688 de 1941. A justiça deverá ser instada a se manifestar em breve sobre o tema.

Os usuários devem checar os termos de privacidade e uso do site, checar CNPJ na Receita Federal, observar se a empresa tem endereço físico, bem como avaliar sua integridade em redes sociais e sites de defesa do consumidor.

Para os que foram lesados, recomenda-se registrar toda a ocorrência com “screenshots”, se necessário lavrar uma ata notarial em cartório de notas. Após, deve-se notificar o site para o ressarcimento, sem prejuízo. É possível abrir uma reclamação no Procon e acionar a justiça em busca da reparação material e moral, considerando o desgaste em lidar com tais sites, sem prejuízo de eventual medida criminal por crime envolvendo relação de consumo e, se comprovado, estelionato.

Os sites de leilão, por sua vez, podem se valer de perícia especializada e auditoria digital que mediante análise criteriosa, certifique e testifique que o sistema está limpo de bots e malwares, os isentando de responsabilidades e conseqüentemente, atestando a integridade do código.

José Antonio Milagre é Advogado e Perito especializado em Segurança da Informação. E-mail: jose.milagre@legaltech.com.br- Twitter: http://www.twitter.com/periciadigital