Magazine Luiza

sábado, 20 de fevereiro de 2016

A outra cidade - Makely Ka - Desafio "uma música por dia"!




Avançando no tempo, chegamos nos início da primeira década do milênio. 
Já fora da faculdade e afastado do circuito universitário, tentava  atualizar-me das novidades musicais nos diversos eventos pela cidade, por exemplo a Conexão Telemig Celular (as primeiras edições participou boa parte daquela galera que conheci no circuito universitário). 

Um dos eventos mais marcantes foi na ASMARE, onde conheci a chamada "Geração Reciclo". 
Eram shows no pátio da ASMARE ao final da tarde, quase noite... Participaram entre outros Marina Machado e Erika Machado, Dudu Nicacio e Leopoldina, Titane, Makely Ka, Pablo Castro e Kristoff Silva. 

Titane é uma cantora (quase)conterrânea de minha mãe de Oliveira a muito tempo na estrada, assim como eu também se apaixonou pela geração reciclo  gravou um CD dedicado a essa turma ( CD Ana).  Eu a conheci com o CD "inseto raro" que encontrei na casa da minha tia(irmã mais velha da minha mãe). Um dos melhores CDs de música mineira da história! De um desses CDs mereceria ter uma música escolhida como favorita, por exemplo felicidade ou uma confábula.  

No CD "Inseto raro" tive o primeiro contato com um cara chamado Luiz Tatit. Um professor de música paulista que nas horas vagas canta, toca, compõe e participa de um grupo chamado Rumo.  

 O grupo cobra coral hoje formado por Flávio Henrique,  pedro moraes, Kadu Vianna e Mariana Nunes tem origem de conexões feitas na ASMARE.   Um desses mereceria que eu escolhesse uma música favorita, como pássaro Pênsil, de Flavio Henrique. Mas escolher uma música dele iria parecer puxassaquismo, agora que ele virou presidente da rádio Inconfidência. (o que seria mentira, pois acompanho sua trajetória desde aquele CD com Amaranto e Marina Machado) 

Makely Ka era referenciado, era como um líder para todos. Ele formou com Pablo Castro e Kristoff Silva um trio denominado "A outra cidade" e lançaram um CD com esse nome. 
Outro CD histórico/épico, outro que é um dos melhores CDs de música mineira da história. 
Uns quarenta convidados. Desse CD mereceria que eu escolhesse uma música ente as minhas favoritas. 

O trio era excelente pois um completava o outro: 
O Makely Ka canta, toca, mas seu forte mesmo é a compor. 
O Pablo Castro compõe, toca, mas seu forte mesmo é cantar. 
O Kristoff Silva canta, compõe, mas seu forte mesmo é tocar. 

Toda essa galera talentosa tem uma coisa em comum: fizeram suas carreiras de sucesso sem utilizar o "mainstream", sem ter músicas em novela, sem pertencer a gravadora da Globo ou Record. Utilizaram mídias alternativas. Lembro de um show da outra cidade que começou assim: o Makely dizendo que só divulgou a data e local do show virtualmente e estava com medo de  ter um público virtual. 

O Makely fundou e presidiu uma organização de músicos com o objetivo de divulgar e cuidar da carreiras dos músicos fora da mídia tradicional. Portanto ele é o que melhor representa essa galera talentosa, de sucesso que estão fora da TV oficial... 

Por tudo isso ele é o que melhor representa a "Geração Reciclo", todos os convidados do CD "A outra cidade", os componentes da Cobra Coral, todos os homenageados com no CD Ana, Titane, Luiz Tatit, Na Ozzetti, grupo rumo e todos seus parceiros... 

Escolhi então "A outra cidade" música que deu nome ao trio e ao CD, mas que ficou de fora do CD. Música essa que é um soco no estômago, chega a dar ânsia de vômito... Makely Ka é  piauiense, mas essa música foi feita para o belorizontino, que conhece o ribeirão Arrudas e seu cheiro, o mercado central, o parque municipal e todos os bairros da cidade citados por ele...