Magazine Luiza

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A corrente do Bem - A campanha.

 
 
O que é

Uma ideia que faz a diferença

A Corrente do Bem é um movimento com a proposta de conscientizar as pessoas de que boas ações se fazem no dia a dia. Pode ser no quintal de casa, entre amigos, para desconhecidos que cruzam o seu caminho, no trabalho, na escola, na hora do almoço e até pela internet; é só fazer. Queremos inspirar e facilitar a cultura de gentileza, senso de comunidade e cidadania através de ações simples, que podem ser divertidas e rápidas: um carinho, um gesto de maior ou menor impacto na vida de uma pessoa.
O importante é perceber as pessoas ao nosso redor e fazer com que elas também reconheçam a existência do outro, gerando um fator multiplicador desse sentimento. É a sabedoria de entender que se buscamos a felicidade e o bem-estar social, temos que caminhar juntos. Meu índice de felicidade aumenta quando o mundo a minha volta está bem.
“Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.”
Gabriel, o Pensador

E como vamos fazer isso?

A Corrente do Bem, no Brasil, começou em 2011 com a nossa participação no Dia Mundial da Boa Ação (em inglês, Pay It Forward Day), evento anual que em 2011 aconteceu em 35 países simultaneamente. É um dia marcado para fazer boas ações em larga escala, difundindo essa ideia e que sempre ocorre na última quinta-feira de abril.
A proposta é inspirada no filme e no livro de mesmo nome, no qual o protagonista ensina que se você fizer boas ações para três pessoas e essas replicarem para outras três, é possível gerar um grande impacto de acordo com uma escala matemática básica.
Começamos em 2011 incentivando ações em todo país em um movimento que atingiu 1.000.000 de pessoas por meio de uma mobilização via veículos de comunicação e redes sociais, juntamente com a parceria de empresas, organizações e instituições de ensino.
Mas além do Dia Mundial da Boa Ação, a Corrente do Bem tornou-se um movimento que não só celebra essa data internacional, como também trabalha na produção de conteúdo inspirador sobre o tema, ajuda na articulação de pessoas e organizações que querem realizar boas ações e ainda ousa evidenciar o efeito multiplicador desses gestos.
Para isso, em 2012, estamos lançando um mapa de boas ações – O Mapa do Bem, onde cada pessoa é convidada a registrar um gesto recebido ou realizado, acendendo pontos de luz por todo Brasil.

Por que passar essa ideia adiante?

  1. 1. Porque é simples e fácil
  2. 2. Porque girar a roda das boas ações é importante
  3. 3 .Porque é sempre gostoso causar um sorriso em alguém
  4. 4. Porque é emocionante ver o mapa do Brasil cada vez mais iluminado!

Gostei, quero fazer parte! Como funciona?

Faça boas ações para pessoas diferentes, sem esperar ou pedir nada em troca. Incentive a pessoa ajudada a continuar a Corrente do Bem, também ajudando outras pessoas. Os cartões da A Corrente do Bem e do Dia Mundial da Boa Ação podem ser entregues à pessoa explicando como a corrente funciona (acreditamos que se você não falar muito com a pessoa o impacto da ação é maior).
E o melhor é que qualquer boa ação é bem-vinda. Vale pagar o ticket de ônibus ou metrô para a próxima pessoa da fila, dar o guarda-chuva que está no porta-malas do carro para quem está no ponto de ônibus tomando chuva, ligar para um casal de amigos e oferecer para cuidar do filho pequeno deles por uma noite, passear com o cachorro do vizinho, fazer uma vaquinha para a creche do seu bairro, organizar uma festa para arrecadar fundos etc.Temos várias ideias no nosso sugestões e adoraríamos conhecer as suas.
Quer mais? Temos ideias e propostas para grupos, empresas e escolas, confira aqui.

Uma mensagem de Blake Beattie (fundador do Pay it Forward Day)

A Corrente do Bem nasceu de uma ideia da autora Catherine Ryan Hyde, em seu livro chamado Pay it Forward. Algumas pessoas diziam que apenas a teoria é boa, mas nunca funcionaria na prática. Assim, desafiei esse ponto de vista acreditando que as pessoas são boas por natureza, mas não percebem esse fato e acabam não saindo de suas zonas de conforto. Por isso, a cada última quinta feira de abril podemos nos dedicar à experiência de ajudar o próximo em larga escala e ver o bem se espalhar por essa grande corrente, conscientizando as pessoas da importância de reconhecer o valor do outro em nossas vidas.

Uma mensagem de Catherine Ryan Hyde (autora do livro Pay it Forward)

O Pay it Forward Day é uma brilhante iniciativa. Ele abraça o que digo no livro, fala do poder da ajuda. É maravilhoso como uma simples ideia pode mudar o mundo – uma boa ação por vez. Espero que todos possam se juntar ao Blake nesse dia e passar essa ideia adiante.

Catherine Ryan Hyde – autora do livro Pay it Forward day e outros 10 romances.

*A Corrente do Bem é um movimento colaborativo, sem fins lucrativos e/ou políticos.


Sugestões

Algumas boas ideias para você colocar em prática

Envie sua sugestão
Leia algumas das sugestões que já recebemos e nos envie também as suas!
No trabalho
- Pague o almoço para algum desconhecido da empresa.
- Leve um lanche da tarde para todo o seu setor.
- Inicie uma “vaquinha” para pagar a escola/faculdade do filho ou de alguém que precisa dessa ajuda.
- Use sua expertise para ajudar gratuitamente uma instituição que precise de ajuda.
- Reúna o pessoal da sua empresa para fazer uma grande doação para uma instituição de caridade.
- Faça algum trabalho filantrópico. Trabalhe para algum cliente que não pode pagar e peça a ele para ajudar outra pessoa de alguma forma.
- Dê uma carona para aquela pessoa que mora longe e chega em casa tarde todos os dias. Não custa nada sair do seu caminho de vez em quando.

No trânsito
- Tente falar com os guardas de trânsito para, no dia Mundial da Boa Ação, entregar cartões de A Corrente do Bem no lugar de multas.
- Você pode comprar um talão de zona azul e distribuí-lo onde pessoas possam precisar.
- Doe seu guarda-chuva que está dentro do carro para quem está no ponto de ônibus tomando chuva.
- Ajude a empurrar o carro de alguém que ficou enguiçado.
- Dê uma carona para alguém que precisa.
- Pague a conta do drive-thru de um carro que está vindo logo atrás de você e deixe o cartão com o atendente para ele repassar.
- Pague a passagem do ônibus/metrô para quem vem atrás de você na fila.
- Ande com um saco de balas no carro e distribua aleatoriamente para pessoas na rua e peça que elas repassem a boa ação.

Na rua
- Pague o cafezinho para um desconhecido.
- Ceda lugar na fila do banco para alguém com mais pressa que você.
- Leve cobertores e um sopão para os moradores de rua do seu bairro.
- Você pode chamar o gerente de um restaurante ou loja e elogiar o atendente que lhe prestou serviço.
- Deixe livros no metrô, no ônibus, nas praças com o cartão de A Corrente do Bem dentro.
- Doe ingressos de teatro ou cinema para um casal desconhecido, para alguém que cruzar na rua, para o caixa do supermercado etc.

Na escola
- Organize um grupo de estudos sobre uma matéria que você domina para ajudar os colegas que precisam.
- Junte seus colegas e peça para cada um levar uma fruta extra de lanche. No final do dia, façam uma super salada de frutas e levem a uma creche próxima.
- Convide os colegas a reunir os livros que já não usam mais e façam doações para os funcionários da escola. Eles mesmos ou seus filhos podem fazer bom uso desse material.

Em casa
- Ajude o vizinho a subir com as compras de supermercado.
- Passe para sua irmã todos os sapatos que ela ama e você nem usa.
- Acorde mais cedo e prepare o café da manhã da sua família.
- Deixe uma flor com o cartão de A Corrente do Bem na porta da casa do seu vizinho.
- Visite um vizinho idoso e pergunte se algo precisa ser consertado em sua casa. (ex: uma lâmpada queimada ou uma torneira pingando.).
- Faça um mutirão no bairro para consertar a calçada, revitalizar a pracinha etc.

Entre amigos e família
- Ligue para sua amiga que tem um filho pequeno e sugira tomar conta da criança para que o casal possa sair para um jantar romântico.
- Organize um flash mob com seus amigos para abraçar pessoas desconhecidas na rua, lavar uma calçada ou pintar uma parede.
- Mande flores para aquela amiga ou amigo que teve o coração partido.
- Organize um tarde na casa dos seus avós com direito a bolo e rodadas de buraco.



Online
- Vote na Web: colabore com as decisões importantes que estão sendo tomadas no Brasil.
http://www.votenaweb.com.br/
- Doe Palavras: tuite algo legal para os pacientes.
http://www.doepalavras.com.br/
- Escolha sua doação
http://www.mootiva.com/mootiva/
- Speed Kills
http://www.contagiousmagazine.com/2011/01/australias_transport_accident_commission_tac.php
- Apadrinhe uma criança pelo Fundo Cristão
https://internetsegura.apadrinhamento.org.br/