Magazine Luiza

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Os melhores livros de tecnologia de 2012

Os melhores livros de tecnologia de 2012

Publicação: Revista exame Dez/2012 Repórter Maurício Greg Size_80_mauricio-grego

Mergulho na tecnologia


São Paulo — Quer um livro inspirador para ler neste final de ano? EXAME.com fez uma lista de oito ótimos títulos relacionados com tecnologia, internet e inovação lançados em 2012. Os cinco primeiros foram originalmente publicados em outras línguas e ganharam versões em português ao longo do ano. Os outros três estão em inglês e foram lançados em 2012. Clique nas fotos para ver nossa seleção

Nos Bastidores da Apple


 Como a Empresa Mais Admirada (e Secreta) do Mundo Realmente Funciona
Adam Lashinsky
Ed. Saraiva
O jornalista Adam Lashinsky traça um retrato nada açucarado da Apple sob o comando de Steve Jobs. Ele mostra como a empresa vai na contramão de muitas práticas recomendadas de gestão. É sigilosa numa época em que muitos pregam a transparência. Longe de possuir poder, seus funcionários operam numa faixa restrita de responsabilidade. Espera-se que sigam ordens; não que ofereçam opiniões. Em muitos aspectos, é o oposto do que acontece no vizinho Google. Mas o modelo Jobs triunfou, é claro. O livro de Lashinsky ajuda a entender por quê.

Estou Com Sorte


As confissões do funcionário número 59 do Google
Douglas Edwards
Ed. Houghton Mifflin Harcourt
Em 1999, Douglas Edwards, então com 40 anos, tornou-se executivo de marketing numa empresa do Vale do Silício com um nome esquisito – Google. Nos cinco anos seguintes, ele participou da construção da companhia mais poderosa da internet e, como outros contratados na mesma época, ficou milionário. Em seu livro, Edwards revela detalhes de como o Google funciona por dentro. Ele destaca a dedicação fervorosa dos funcionários, o ambiente criativo e caótico; e a confiança inabalável de Larry Page e Sergei Brin no sucesso de seus projetos.

Nos Bastidores da Amazon

 

O jeito Jeff Bezos de revolucionar mercados com apenas um clique
Richard L. Brandt
Ed. Saraiva
Agressivo e destemido são dois adjetivos que se aplicam muito bem ao Jeff Bezos retratado pelo jornalista Richard L. Brandt. Num livro escrito à revelia de Bezos – que não deu entrevista ao autor – ele conta como a Amazon sobreviveu ao estouro da bolha da internet e se tornou a mais poderosa empresa de varejo online no mundo. O título em inglês, “One click: Jeff Bezos and the rise of Amazon.com”, destaca a invenção da compra com clique único, que a Amazon patenteou e licenciou para empresas como a Apple.

Impérios da Comunicação


Do Telefone à Internet, da AT&T ao Google
Tim Wu
Ed. Jorge Zahar
Tim Wu aborda a evolução dos meios de comunicação desde o início do século XX e procura demonstrar que esse avanço se dá em ciclos. Para ele, todo novo meio começa com ingredientes de transgressão e liberdade. Conforme se expande, vai sendo dominado por grandes empresas – da AT&T ao Google, como diz o subtítulo. A tese é questionável. Mas é uma reflexão oportuna num momento em que o Brasil discute a aprovação do Marco Civil da Internet, que pretende regulamentar o uso da rede.


Nos Bastidores da Pixar


 Lições do playground corporativo mais criativo do mundo
Bill Capodagli e Lynn Jackson
Ed. Saraiva
A empresa que criou sucessos como "Monstros S.A.", "Procurando Nemo" e "Carros" tem muito a ensinar sobre criatividade e inovação. Neste livro, Bill Capodagli e Lynn Jackson contam a história da Pixar desde seu início em 1979 – como uma divisão da Lucas Film que, depois, seria comprada por Steve Jobs – até se tornar um dos principais estúdios de animação do planeta. Os cofundadores Ed Catmull e John Lasseter contribuem com entrevistas no livro.

Makers


The New Industrial Revolution
Chris Anderson
Ed. Crown Business
Ferramentas de design baratas, impressoras 3D e terceirização da produção – para Chis Anderson, diretor da revista Wired, esses ingredientes estão provocando uma nova revolução industrial. Um empreendedor habilidoso pode criar um objeto no computador, produzir protótipos em sua impressora 3D e contratar uma empresa (chinesa ou não) para fabricá-lo. E um novo negócio acaba de nascer sem que seja necessário investir numa fábrica. É um cenário real nos Estados Unidos. No Brasil, a burocracia e as barreiras tarifárias tornam as coisas mais difíceis. Mas os muitos casos citados por Anderson mostram que essa é uma tendência que tende a se alastrar.


Automate This


How Algorithms Came to Rule Our World
Christopher Steiner
Ed. Portfolio
Das buscas do Google às transações na Bovespa, os algoritmos estão em toda parte. Esses procedimentos matemáticos executados em altíssima velocidade pelos computadores já compõem sinfonias, dirigem carros e estudam a superfície de Marte a bordo do jipe-robô Curiosity. Em Wall Street, 60% das compras e vendas de ativos são feitas por algoritmos, sem interferência humana. Christopher Steiner conta a história dos algoritmos desde a antiguidade e aponta oportunidades e benefícios trazidos por eles. Mas também alerta para os riscos: uma falha séria num algoritmo pode até provocar uma tragédia.

64 Things You Need to Know Now For Then

 

How to Face the Digital Future without Fear
Ben Hammersley
Ed. Hodder & Stoughton
O jornalista britânico Ben Hammersley criou uma espécie de guia de viagem para o futuro digital. Seu livro trata do impacto da evolução tecnológica na política, na sociedade, nos negócios e na vida pessoal de cada um. Em cada capítulo, Hammersley apresenta suas reflexões sobre um tema específico, tentando mostrar para onde a tecnologia caminha e que implicações isso traz para as pessoas. É uma leitura agradável e inspiradora.