Magazine Luiza

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Quem vamos invadir a seguir (2015) - Michel Moore

Só hoje assisti o documentário do Michel Moore "Quem vamos invadir a seguir" lançado em 2015.
Site oficial: http://wheretoinvadenext.com/


Vi numa notícia na Globo.com
http://oglobo.globo.com/cultura/filmes/novo-filme-de-michael-moore-a-pior-estreia-de-sua-carreira-18683549
que essa foi a pior estréia da sua carreira. Quando vi a Globo desprestigiando o filme dessa forma deu uma vontade imensa de assisti-lo! (Já que eu sou um dos que ficam felizes quando passam um dia sem a Globo: Melhores imagens do dia "Feliz sem Globo" (#felizsemglobo) )

Como os filmes dele costumam a ficar no youtube, vi que já estava, assisti e me deliciei com seu humor ácido... Ser socialista na terra do Tio Sam não deve ser fácil...
======================================================
Crítica do filme no site Cinemacao, escrita por Guilherme Arinelli
http://cinemacao.com/2016/06/23/critica-where-to-invade-next-2015/

CRÍTICA: WHERE TO INVADE NEXT (2015)
 Guilherme Arinelli 23.06.16
Where to invade next é mais um documentário primoroso de Michael Moore

Ficha Técnica

Direção: Michael Moore.

Produção: Michael Moore, Carl Deal e Tia Lessin.

Elenco: Michael Moore, Krista Kiuru (Ministra da Educação na Finlândia), Tim Walker (professor americano na Finlândia), entre outros.

Nacionalidade e Lançamento: EUA, 2015.

Sinopse: Divertido e ácido, como já é de se esperar os filmes de Michael Moore. Desta vez, o polêmico diretor viaja à Europa e norte da África em busca de grandes ideias para levar de volta aos Estados Unidos.


Como de costume, Michael Moore cruza a bola, cabeceia e faz um belíssimo gol em seu mais novo documentário “Where to Invade Next” (Onde vamos invadir agora?). A sua última produção havia sido “Capitalismo: uma história de amor (2009)” – por sinal, outro incrível documentário – logo, já contávamos 7 anos sem uma grande produção cinematográfica de Moore.

Há aproximadamente uma semana eu estava em casa rolando para baixo aquela infinita barra do Facebook. Como sempre, estava na difícil tarefa de encontrar alguma coisa interessante nesta rede social. Foi quando me deparei com o compartilhamento de uma colega. Ela havia marcado uma série de outros amigos no post e comentado: “vocês têm que ver isso!”. Na curiosidade, eu decidi apertar o play. De imediato, reconheçi a voz de Michael Moore narrando a cena em que chegava à Finlândia. O trecho em questão se referia ao momento em que o diretor chega a este país para conhecer melhor o seu sistema educacional, considerado um dos melhores do mundo – se não O Melhor.

Intrigado, assisti aos 10 minutos de cena colado à tela. Meus olhos mal piscavam, chegava a ser difícil acreditar que em algum lugar do mundo a educação era daquele jeito. Milhares de pensamentos e questionamentos surgiram à minha cabeça: mas e o nosso sistema educacional? Em que podemos melhorar? Como chegar a este nível? Talvez toda esta mobilização seja a razão do porquê gosto tanto dos trabalhos de Moore. Ele consegue ser ácido e cômico ao mesmo tempo, fica em um “bate e assopra” constante e, inevitavelmente, me leva à reflexão.

Moore - França   Mais uma vez a produção deste documentário é primorosa. Os diálogos e a montagem das cenas o torna dinâmico, o que resultou em alguns momentos em que eu me percebi rindo de nervoso e incrédulo com o que estava vendo.

O enredo construído por Moore também é fantástico. Ele começa o documentário dizendo que foi convocado pelos militares do Pentágono a viajar por diversos países em busca de novas e boas ideias aos Estados Unidos, pois eles estavam arrependidos de todas as guerras que participaram nos últimos anos. Assim, acompanhamos sua viagem pela Europa e ao Norte da África, citando também países como o Brasil e o Canadá.

No melhor estilo Moore de ser, ele busca pessoas gabaritadas para discutir o tema, como o CEO da Ducati, o presidente da Eslovênia, os guardas e os detentos da Noruega, estudantes da França, a primeira presidenta da história na Islândia, etc. Durante todo o longa, ocorrem constantes comparações de atitudes simples e eficazes que estes países implantaram e o atual funcionamento nos Estados Unidos. O interessante de observar, principalmente para nós brasileiros, é que em alguns aspectos nós somos muito parecidos com os Estados Unidos, mas em outros, temos pontos em comum com os direitos trabalhistas da Itália, por exemplo, como o direito aos 30 dias de férias e 13º salário.

Por fim, o que este documentário me fez refletir foi que nem tudo está perdido. E que mudanças simples, já testadas em outros países, podem oferecer grandes contribuições ao Brasil (obviamente, guardando-se as devidas proporções). A busca por melhores condições ao povo é um trabalho constante, mas possível. E pode acontecer quando nós menos esperarmos. Talvez você me ache um otimista, mas como Moore afirma em seu trabalho: “eu estou aqui para destacar os pontos positivos [..] Na história, coisas que achávamos que durariam para sempre, terminaram de repente”.

Nota Final: 5 estrelas!
======================================================

Assistir o filme e compararmos a realidade brasileira, nos faz perceber que não estamos no fundo do poço, temos algumas conquistas já solidificadas devido a muita luta, protesto e gritaria de muita gente. E que é muito fácil perder conquistas históricas... É só escolher o lado errado para seguir...

Outros Documentários de Michel Moore:

Capitalismo - Uma História de Amor

Seguindo seu habitual estilo polêmico, o cineasta Michael Moore volta-se para a grande crise econômica que abalou os mercados mundiais ao final de 2008, provocando a quebra de instituições financeiras e a falência não só de empresas, como de pessoas físicas. Entrevistando indivíduos que resistiram a ordens de despejo, retomando suas casas, e trabalhadores que ocuparam indústrias desativadas pela crise, Moore repropõe a boa e velha desobediência civil. E vai mais longe. Denuncia verdadeiros crimes, como empresas que fazem apólices de seguro em favor de seus empregados e beneficiam-se delas, no caso de sua morte, em prejuízo das famílias.

Sicko - SOS Saúde (2007)

O documentarista Michael Moore novamente ataca o presidente George W. Bush e sua administração, fazendo uma compração entre a lucrativa indústria de saúde americana (os laboratórios médicos) com as de outras nações. E mostra os horrores da Organização Mundial da Saúde.

Fahrenheit 11 de Setembro

Se preferir Legendado está aqui: https://youtu.be/rxiNYUFIiJ4

Tiros em Columbine

Documentário do jornalista norte-americano Michael Moore sobre a violência nos EUA, especialmente na cidade e escola americanas (Columbine) onde dois adolescentes mataram a tiros professor e colegas.

Captain Mike Across America | Slacker Uprising
===============================================

E para terminar, já que o assunto é documentários, só vou avisar que atualizei o Post

O Mercado de notícias - Filme/Projeto do gaúcho Jorge Furtado

Com o documentário que está no youtube, no excelente canal "Filosofando Ciências humanas em debate", eu estou inscrito... aconselho se inscreverem também...

Especial: É tudo um assunto só!

Outro dia discutindo sobre as manifestações do dia 15, sobre crise do governo e a corrupção da Petrobrás eu perguntei a ele se tinha acompanhado a CPI da Dívida Pública. Então ele me respondeu: Eu lá estou falando de CPI?! Não me lembro de ter falado de CPI nenhuma! Estou falando da roubalheira... A minha intenção era dizer que apesar de ter durado mais de 9 meses e de ter uma importância ímpar nas finanças do país, a nossa grande mídia pouco citou que houve a CPI e a maioria da população ficou sem saber dela e do assunto... Portanto não quis fugir do assunto... é o mesmo assunto: é a política, é a mídia, é a corrupção, são as eleições, é a Petrobras, a auditoria da dívida pública, democracia, a falta de educação, falta de politização, compra de votos, proprina, reforma política, redemocratização da mídia, a Vale, o caso Equador, os Bancos, o mercado de notícias, o mensalão, o petrolão, o HSBC, a carga de impostos, a sonegação de impostos,a reforma tributária, a reforma agrária, os Assassinos Econômicos, os Blog sujos, o PIG, as Privatizações, a privataria, a Lava-Jato, a Satiagraha, o Banestado,  o basômetro, o impostômetro, É tudo um assunto só!...




A dívida pública brasileira - Quem quer conversar sobre isso?


Escândalo da Petrobrás! Só tem ladrão! O valor de suas ações caíram 60%!! Onde está a verdade?

A revolução será digitalizada (Sobre o Panamá Papers)

O tempo passa... O tempo voa... E a memória do brasileiro continua uma m#rd*

As empresas da Lava-jato = Os Verdadeiros proprietários do Brasil = Os Verdadeiros proprietários da mídia.

Desastre na Barragem Bento Rodrigues <=> Privatização da Vale do Rio Doce <=> Exploração do Nióbio

Sobre o mensalão: Eu tenho uma dúvida!

Trechos do Livro "Confissões de um Assassino Econômico" de John Perkins 

Meias verdades (Democratização da mídia)

Spotniks, o caso Equador e a história de Rafael Correa.

O caso grego: O fogo grego moderno que pode nos dar esperanças contra a ilegítima, odiosa, ilegal, inconstitucional e insustentável classe financeira.


A PLS 204/2016, junto com a PEC 241-2016 vai nos transformar em Grécia e você aí preocupado com Cunha e Dilma?!

A PEC 241. Onde as máscaras caem.

Uma visão liberal sobre as grandes manifestações pelo país. (Os Oligopólios cartelizados)


Depoimento do Lula: "Nunca antes nesse país..." (O país da piada pronta)
(Relata "A Privataria Tucana", a Delação Premiada de Delcidio do Amaral e o depoimento coercitivo do Lula para a Polícia Federal)


Seminário Nacional - Não queremos nada radical: somente o que está na constituição.

Seminário de Pauta 2015 da CSB - É tudo um assunto só...

UniMérito - Assembleia Nacional Constituinte Popular e Ética - O Quarto Sistema do Mérito 

Jogos de poder - Tutorial montado pelo Justificando, os ex-Advogados Ativistas
MCC : Movimento Cidadão Comum - Cañotus - IAS: Instituto Aaron Swartz


As histórias do ex-marido da Patrícia Pillar

As aventuras de uma premiada brasileira! (Episódio 2016: Contra o veto da Dilma!)

A mídia é o 4° ou o 1° poder da república? (Caso Panair, CPI Times-Life)

O Mercado de notícias - Filme/Projeto do gaúcho Jorge Furtado

Quem inventou o Brasil: Livro/Projeto de Franklin Martins (O ex-guerrilheiro ouve música)

Eugênio Aragão: Carta aberta a Rodrigo Janot (o caminho que o Ministério público vem trilhando)

Luiz Flávio Gomes e sua "Cleptocracia"

Comentários políticos com Bob Fernandes.

Ricardo Boechat - Talvez seja ele o 14 que eu estou procurando...



PPPPPPPPP - Parceria Público/Privada entre Pilantras Poderosos para a Pilhagem do Patrimônio Público

Pedaladas Fiscais - O que são? Onde elas vivem? Vão provocar o impeachment da Dilma?

Como o PT blindou o PSDB e se tornou alvo da PF e do MPF - É tudo um assunto só!

InterVozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social

Ajuste Fiscal - Trabalhadores são chamados a pagar a conta mais uma vez


Resposta ao "Em defesa do PT"

Melhores imagens do dia "Feliz sem Globo" (#felizsemglobo)



Desastre em Mariana/MG - Diferenças na narrativa.

Quanto Vale a vida?!


Questões de opinião:

Eduardo Cunha - Como o Brasil chegou a esse ponto?




Sobre a Ditadura Militar e o Golpe de 64:

Dossiê Jango - Faz você lembrar de alguma coisa?

Comissão Nacional da Verdade - A história sendo escrita (pela primeira vez) por completo.

Sobre o caso HSBC (SwissLeaks):

Acompanhando o Caso HSBC I - Saiu a listagem mais esperadas: Os Políticos que estão nos arquivos.

Acompanhando o Caso HSBC II - Com a palavra os primeiros jornalistas que puseram as mãos na listagem.

Acompanhando o Caso HSBC III - Explicações da COAF, Receita federal e Banco Central.

Acompanhando o Caso HSBC V - Defina: O que é um paraíso fiscal? Eles estão ligados a que países?

Acompanhando o Caso HSBC VI - Pausa para avisar aos bandidos: "Estamos atrás de vocês!"... 

Acompanhando o Caso HSBC VII - Crime de evasão de divisa será a saída para a Punição e a repatriação dos recursos

Acompanhando o Caso HSBC VIII - Explicações do presidente do banco HSBC no Brasil

Acompanhando o Caso HSBC IX  - A CPI sangra de morte e está agonizando...

Acompanhando o Caso HSBC X - Hervé Falciani desnuda "Modus-Operandis" da Lavagem de dinheiro da corrupção.





Sobre o caso Operação Zelotes (CARF):

Acompanhando a Operação Zelotes!

Acompanhando a Operação Zelotes II - Globo (RBS) e Dantas empacam as investigações! Entrevista com o procurador Frederico Paiva.

Acompanhando a Operação Zelotes IV (CPI do CARF) - Apresentação da Polícia Federal, Explicação do Presidente do CARF e a denuncia do Ministério Público.

Acompanhando a Operação Zelotes V (CPI do CARF) - Vamos inverter a lógica das investigações?

Acompanhando a Operação Zelotes VI (CPI do CARF) - Silêncio, erro da polícia e acusado inocente depõe na 5ª reunião da CPI do CARF.

Acompanhando a Operação Zelotes VII (CPI do CARF) - Vamos começar a comparar as reportagens das revistas com as investigações...

Acompanhando a Operação Zelotes VIII (CPI do CARF) - Tem futebol no CARF também!...

Acompanhando a Operação Zelotes IX (CPI do CARF): R$1,4 Trilhões + R$0,6 Trilhões = R$2,0Trilhões. Sabe do que eu estou falando?

Acompanhando a Operação Zelotes X (CPI do CARF): No meio do silêncio, dois tucanos batem bico...

Acompanhando a Operação Zelotes XII (CPI do CARF): Nem tudo é igual quando se pensa em como tudo deveria ser...

Acompanhando a Operação Zelotes XIII (CPI do CARF): APS fica calado. Meigan Sack fala um pouquinho. O Estadão está um passo a frente da comissão? 

Acompanhando a Operação Zelotes XIV (CPI do CARF): Para de tumultuar, Estadão!

Acompanhando a Operação Zelotes XV (CPI do CARF): Juliano? Que Juliano que é esse? E esse Tio?

Acompanhando a Operação Zelotes XVI (CPI do CARF): Senhoras e senhores, Que comece o espetáculo!! ("Operação filhos de Odin")

Acompanhando a Operação Zelotes XVII (CPI do CARF): Trechos interessantes dos documentos sigilosos e vazados.

Acompanhando a Operação Zelotes XVIII (CPI do CARF): Esboço do relatório final - Ainda terão mais sugestões...

Acompanhando a Operação Zelotes XIX (CPI do CARF II): Melancólico fim da CPI do CARF. Início da CPI do CARF II

Acompanhando a Operação Zelotes XX (CPI do CARF II):Vamos poupar nossos empregos


Sobre CBF/Globo/Corrupção no futebol/Acompanhando a CPI do Futebol:

KKK Lembra daquele desenho da motinha?! Kajuru, Kfouri, Kalil:
Eu te disse! Eu te disse! Mas eu te disse! Eu te disse! K K K

A prisão do Marin: FBI, DARF, GLOBO, CBF, PIG, MPF, PF... império Global da CBF... A sonegação do PIG... É Tudo um assunto só!!

Revolução no futebol brasileiro? O Fim da era Ricardo Teixeira. 

Videos com e sobre José Maria Marin - Caso José Maria MarinX Romário X Juca Kfouri (conta anonima do Justic Just ) 

Do apagão do futebol ao apagão da política: o Sistema é o mesmo


Acompanhando a CPI do Futebol - Será lúdico... mas espero que seja sério...

Acompanhando a CPI do Futebol II - As investigações anteriores valerão!

Acompanhando a CPI do Futebol III - Está escancarado: É tudo um assunto só!

Acompanhando a CPI do Futebol IV - Proposta do nobre senador: Que tal ficarmos só no futebol e esquecermos esse negócio de lavagem de dinheiro?!

Acompanhando a CPI do Futebol VII - Uma questão de opinião: Ligas ou federações?!

Acompanhando a CPI do Futebol VIII - Eurico Miranda declara: "A modernização e a profissionalização é algo terrível"!

Acompanhando a CPI do Futebol IX - Os presidentes de federações fazem sua defesa em meio ao nascimento da Liga...

Acompanhando a CPI do Futebol X - A primeira Liga começa hoje... um natimorto...

Acompanhando a CPI do Futebol XI - Os Panamá Papers - Os dribles do Romário - CPI II na Câmara. Vai que dá Zebra...

Acompanhando a CPI do Futebol XII - Uma visão liberal sobre a CBF!

Acompanhando a CPI do Futebol XIII - O J. Awilla está doido! (Santa inocência!)

Acompanhando a CPI do Futebol XIV - Mais sobre nosso legislativo do que nosso futebol



Acompanhando o Governo Michel Temer

Acompanhando o Governo Michel Temer I